quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Suplicy aguarda há 10 anos regulamentação de Projeto Renda Básica de Cidadania

Transcrevo aqui trechos da entrevista de Dalcides Biscalquim da Rede Viva, com o Senador Eduardo Suplicy – PT (SP) em 14 de outubro de 2014.

Eduardo Suplicy:
“Já é lei (Lei nº 10.835 de 8 de janeiro de 2004). Foi aprovada por todos os partidos em 2002, no Senado Federal, e em dezembro de 2003 na Câmara dos Deputados. Foi ao Presidente Lula e graças à sugestão que me foi formulada pelo então relator, Senador Francelino Pereira” – PFL (MG) - hoje no DEM – “Eduardo, você precisa torná-la compatível com a lei de responsabilidade fiscal. Que tal aceitar um parágrafo que diga que será instituída por etapas, gradualmente, a critério do Poder Executivo, começando pelos mais necessitados, para que para cada despesa você sempre tenha receita correspondente”.

Senador Suplicy: “E eu tenho sugerido, e os 81 senadores assinaram uma carta à Presidenta Dilma, para que ela crie um grupo de trabalho, para estudar as etapas de transição do Programa Bolsa Família, até que cheguemos à Renda Básica de Cidadania. O próprio Senador Aécio Neves – PSDB (MG) assinou esta carta.

Eu estou aguardando uma audiência com a Presidenta, porque inclusive sugeri os 70 nomes que conheço, que mais tem estudado no Brasil as transferências de renda, os objetivos de erradicar a pobreza absoluta, tudo para que ela tenha a melhor equipe possível para estudar quais serão essas etapas.

O princípio é: qualquer forma de riqueza gerida em uma comunidade, em um estado, em uma nação, sempre poderemos separar uma parcela para instituir um fundo que a todos pertençam”.

Pergunta do telespectador da Rede Vida, Ricardo, de São José do Rio Preto:
“Porque exatamente o projeto de regularização (regulamentação) ainda não ficou pronto 10 anos após a sanção do Presidente Lula, Senador?”
Senador Suplicy: 
“Essa pergunta eu me faço e os 81 Senadores que assinaram a carta à Presidenta Dilma – PT”.
“Posso lhes dizer que antes que eu consiga obter a audiência com a Presidenta, eu tive uma audiência com o Ministro da Casa Civil, Aluízio Mercadante – PT, com a Ministra Tereza Campelo – PT, Ministra do Desenvolvimento Social, e ambos estavam um pouco preocupados... “Aí Eduardo, se a Presidenta assinar um grupo de trabalho, constituindo um grupo de trabalho para chegar à Renda Básica de Cidadania, será que isso não vai criar um preconceito contra o Programa Bolsa Família?”
 
Senador Suplicy: “Eu falei que não, afinal eu próprio e todos aqueles estudiosos que eu mencionei, todos nós elogiamos e acompanhamos todo progresso do Bolsa Família, como é que ele tem contribuído para diminuir a pobreza absoluta, como ele tem contribuído para diminuir a desigualdade”.

“Mas nesses últimos dois anos, o ritmo de diminuição da desigualdade ficou um pouco estacionado, e o exemplo do Alaska indica com clareza que se quisermos avançar mais, na direção de maior igualdade e de efetiva erradicação da pobreza? ... Porque se chama: Renda de Cidadania – A saída é pela porta?” (em referência ao livro de sua autoria).
“Dalcídes, quando você saiu de casa, como é que o fez? Pela janela?”
Dalcídes Biscalquim (entrevistador Rede Vida): “Não. Pela porta”.
Senador Suplicy: “Já dizia o Mestre Confúcio no “Livro das Explicações e das Respostas”, 520 anos antes de Cristo: “A incerteza é ainda pior do que a pobreza, e pode alguém sair de casa senão pela porta?”

Fonte: Rede Vida.

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.