terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Caminho dos Covoais - 2 de dezembro na UFTM - 20 h

Convite do amigo e ambientalista Ricardo Urias.
A Caminho dos Covoais.
Local: UFTM
Dia: 2 de dezembro
Hora: 20 horas

Pedreira de Lea será desativada em dois meses-JM



Água mole em pedra dura tanto bate até que fura, já dizia o ditado. E foi assim que o movimento ambientalista conseguiu mais uma vitória para o meio ambiente e a comunidade uberabense. Porém, poucos se lembram daqueles que verdadeiramente se empenharam e denunciaram mais esse crime ambiental ao Ministério Público Estadual. Mas vamos olhar para a frente, pois a demanda é grande. Agora é ficar de olho na recuperação da área degradada e fiscalizar. Fica porém a lição: Ter o poder não significa estar com a razão e impor sua vontade. Ter o poder significa representar a comunidade, ouvi-la e priorizar o bem comum, que é social e ambiental.

A seguir, matéria do JM online:

"Promotoria e Secretaria do Meio Ambiente se reuniram na semana anterior, e de acordo com planejamento apresentado pelo município, a Pedreira de Lea será desativada em aproximadamente 60 dias. Nesse período começará a funcionar o novo depósito de resíduos sólidos, ao lado do atual aterro sanitário.

A Secretaria de Meio Ambiente apresentou ao promotor Carlos Valera o plano de trabalho. Segundo o promotor, uma empresa de Ribeirão Preto será responsável pelo depósito de resíduos sólidos, inclusive já adquiriu a área. “O local será ao lado do aterro sanitário, no prazo máximo de 60 dias já vai estar em atividade e a Pedreira de Lea será desativada. Para assim a Secretaria começar a recuperar a área”, ressalta.
Já foi definido com a Secretaria o Plano de Recuperação da área degradada, onde um técnico vai elaborar ações para recuperar o local. “No geral essas ações de recuperação levam de 6 meses a um ano. Quanto à nova área, já foi autorizada pelo órgão de defesa do Meio Ambiente estadual, e há informações que esta semana começa a preparação com a terraplanagem”, completou o promotor Carlos Valera.

No primeiro momento será apenas o depósito de resíduos sólidos da construção civil, mas segundo a promotoria, em um segundo momento será elaborado um plano para outro aterro, mas que requer mais tempo de elaboração."


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Projeto estabelece novos parâmetros para o cultivo da cana-de-açúcar - Élvia Moraes - JM

Em correspondência protocolada na presidência da Câmara, o ambientalista Carlos Marcos Perez Andrade, mais conhecido como Cacá, solicita empenho dos vereadores na aprovação do Projeto de Lei Complementar 23/2010. A matéria revoga dispositivos de leis anteriores normatizando o cultivo da cana-de-açúcar em Uberaba.

No documento, Cacá parabeniza o vice-prefeito Paulo Mesquita (PR) por acatar determinação do Ministério Público na época em que substituiu Anderson Adauto (PMDB) à frente da Prefeitura.

O MP declarou a inconstitucionalidade da Lei Complementar 397/2008, que revogou artigo 359/2006. Traduzindo em miúdos: a monocultura da cana-de-açúcar deve respeitar distância mínima de três mil metros contados do limite da zona urbana de Uberaba.

Quando esta metragem foi quebrada em projeto do prefeito Anderson Adauto (PMDB), o ambientalista colheu centenas de assinaturas que, encaminhadas ao MP, originou uma Ação Civil Pública.

Intenção era impedir o avanço da monocultura da cana, especialmente no perímetro urbano de Uberaba e áreas em desenvolvimento como Peirópolis, Ponte Alta, Baixa, Capelinha do Barreiro, São Basílio, Santa Fé, entre outros.
A preservação das áreas irá assegurar, de acordo com Cacá Perez, o cumprimento do Plano Diretor da cidade. “Sou defensor incondicional do meio ambiente e da boa qualidade de vida do uberabense.”


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fundação Cultural promove reunião com “Rede de Pontos de Cultura”


Presidente e Diretores da FCU com representantes dos Pontos de Cultura de Uberaba
A FCU realizou uma reunião na manhã desta terça-feira (9), a fim de se inteirar sobre o andamento dos trabalhos dos pontos de cultura da cidade. O encontro aconteceu no TEU – Teatro Experimental de Uberaba, onde estiveram presentes alguns representantes de cada projeto, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, o diretor de relações institucionais da FCU, Wellington Félix (Zuzu) e a Assessora de Captação e Fomento, Lisete Resende.

Durante o encontro os pontos fizeram uma pequena demonstração do andamento de seus projetos e falaram sobre o que esperam da Rede de Pontos. A Rede é a principal ação do Programa Cultura Viva. Com o lançamento do Mais Cultura - maior programa do MinC para os próximos anos e que está inserido no PAC Social (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal - novos editais para seleção de Pontos de Cultura puderam ser realizados em parceria com governos estaduais e prefeituras.

Em Uberaba a Fundação Cultural é a responsável pela coordenação dos trabalhos, desde a formulação do edital até a supervisão e fiscalização da Rede de Pontos de Cultura na cidade. Para Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, presidente da Fundação Cultural de Uberaba, essa interação entre os pontos é muito importante para a Rede. “Conhecendo o trabalho um do outro e interagindo os projetos, a rede estará cumprindo seu papel de levar cultura para o maior número de pessoas possível” ressalta Mateus.

Marcela Pires
Assessora de Comunicação
Fundação Cultural de Uberaba

sábado, 6 de novembro de 2010

DIÁRIO DE BORDO: O CERRADO E SEUS ENCANTOS... por Jorge Bichuetti

Chove... Terra agradecida... Um sábado de quietude e sonhos...

Ou uma nobre e singela homenagem da Mãe Gaia a um guerreiro que por ela sofre, luta, canta e caminha..

Valente e terno, destemido e perseverante... Tem a meiguice do Cerrado e força das cachoeiras da nossa Terra...

Assim, é Carlos Perez... o Nosso Querido Cacá: ecologista, músico, militante da cultura, dos direitos humanos e das utopias que denunciam/anunciam: um outro mundo é possível...

O município de Uberaba tem, agora, legislação que o protege nos seus entornos da nefasta ação da cana...

Obrigado, Cacá... Pela Mãe Terra, pelo nosso povo e pelos que virão, lhes agradecemos...

A voz do cerrado é um blog que diuturnamente defende a natureza, o homem , as artes, a vida... porta-voz das árvores e dos rios, do céu estrelado e das aves que voam na imensidão...

Pela reversão do aquecimento global, pela manutenção das matas e da biodiversidade, pela sustentabilidade, pela educação ambiental... pela vida de harmonia e criatividade, de trocas solidárias e mútuo respeito... pelo homem e natureza acoplados num ato de amor... canta, fala, critica, reinvindica e profetiza A voz do Cerrado..

Aqui, estou... eu e a minha pequena Lua , e nós, iniciamos nosso dia... Lhe abraçando com nossa gratidão, que é de todo o coletivo chamado humanidade...

A Lua já me pergunta se não haverá mais fuligem, tucanos famintos bebendo a sua água que ela compartilha, chorando pela tristezas destas pobres aves que perderam suas casas...

Me pergunta: se haverá sempre quaresmeiras, pois ela gosta de ver o seu pai com o olhar perdido, mergulhada na beleza de tantas flores...

Disse audaciosa que os rios estarão limpos e saudáveis, e que não poderei impedi-la de nadar na liberdade de uma natureza florescente e protegida...

Escuto e penso... peça ao nosso amigo, filha, o Cacá da Voz do Cerrado, que continue lutando...

Ele conhece a velocidade do sonho( Subcomandante Marcos):

"A velocidade do sonho, ah, esta eu não sei.. mas a velocidade do pesadelo é mesmo velocidade do baixar-se os olhos, do cruzar-se os braços, do acovardar-se, do acomodar-se diante das injustiças..."

E continua, depois de narrar o sofrimento do povo maia, dizendo:

" Talvez, posso eu dizer, neste barraco onde um frio no teto, me permite ver uma estrela que me espia, possa eu dizer que a velocidade do sonho, seja a mesma velocidade com que em meu sonho, deitado nas coxas da mulher amada, desenho em seus pés, palavras de amor eterno."

Ave, Carlos Perez... Ave, a Voz do Cerrado!...

Fonte:

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Prefeito em exercício Paulo Mesquita acata parecer do MP contra a cana-de-açúcar no perímetro urbano-Carta aberta aos Vereadores


Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Vereador Ripposati e Vereadores Godoy e José Severino
(membros da Comissão) recebem carta (em anexo) dos ambientalistas Cacá Perez e Milo Sabino.
Ao: Exmo. Sr.
Lourival dos Santos.
D.D. Presidente da Câmara Municipal de Uberaba
Extensivo a todos os Vereadores dessa Egrégia Câmara.
N E S T A

Senhor Presidente e Senhores Vereadores.

Quero aqui, em nome de todos os ambientalistas do município de Uberaba, por ocasião do “Of. Nº 133-SEGOV/2010” de 27 de setembro e endereçado à Presidência dessa Casa, parabenizar o então Prefeito em exercício, Paulo Miguel de Mesquita e o Secretário Municipal Interino de Governo, Mauro Humberto Alves, que em “REGIME DE URGÊNCIA”, acatando parecer do Ministério Público, que declarou a “INCONSTITUCIONALIDADE da LC 397/2008, que revogou o dispositivo da 359/2006”, “restabelecendo-se, assim, o inciso I do artigo 313 da Lei Complementar nº 359, de 05 de dezembro de 2006”, que diz: “ART. 313 – São diretrizes para a Macrozona de Transição Urbana: I- impedimento da monocultura, especialmente da cana-de-açúcar; respeitada a distância mínima de 3.000 m.(três mil metros) a contar do limite da zona urbana da cidade de Uberaba;”, tomaram a iniciativa de tão valiosa causa.

Soube da excelente notícia através da assessoria do Vereador Itamar, que em 2008 foi solidário à nossa luta, juntamente com a então Vereadora Marilda, que votaram contra a revogação do inciso I, do ART. 313 em questão, esclarecendo que em 13 de dezembro de 2007 foi protocolada no Ministério Público uma ação civil com centenas de assinaturas, que dizia: “Pelo Cumprimento do Plano Diretor que Proíbe o Plantio de Monocultura, especialmente da Cana de Açúcar no Perímetro Urbano do Município de Uberaba (Cidade de Uberaba, Áreas de Desenvolvimento: Peirópolis, Ponte Alta, Baixa, Capelinha do Barreiro, São Basílio, Santa Fé, Parque do Café, Santa Rosa, Chácaras Praia do Rio Claro; Eixos de Desenvolvimento / Rodovias BR-050 e 262 / trechos, com faixas de transição de 1000 metros, 500 em cada margem e Avenida Filomena Cartafina, com área de transição de 2000 metros, 1000 em cada margem); Distritos Industriais; Diretrizes para a Macrozona de Transição Urbana; Sítios Paleontológicos, Históricos, Científicos e Culturais; e Cumprimento da Lei Orgânica do Município de Uberaba, que estabelece o limite de 10% do total da área do município para o plantio da cana-de-açúcar”. Assinaturas essas que me sinto aqui representando-as, novamente. Maiores informações podem ser encontradas no blog “Voz do Cerrado” ou levadas à essa Casa pessoalmente, se assim for necessário.

Convém destacar que a “Seção III – Da Macrozona de Transição Urbana, ART. 312 – A Macrozona de Transição Urbana é constituída pelas áreas situadas nas franjas da zona urbana da Cidade e dos Núcleos de Desenvolvimento, situados no meio rural” está em vigência, e portanto, todo o Município de Uberaba deve ser defendido e não apenas a Cidade de Uberaba.

Continuando, conforme esclarece a mensagem nº 144 de 2010, do então Prefeito em exercício Paulo Mesquita, “Estamos diante do instituto conhecido como REPRISTINAÇÃO. “A repristinação ocorre quando uma lei é revogada por outra, e posteriormente, a própria norma revogadora é revogada por uma terceira lei (...). “A repristinação pode ser compreendida como uma restauração, ou seja, uma forma de se voltar a uma passada estrutura ou situação jurídica”.

E continua: “É certo que a Administração Municipal está movida por um sentimento comum da sociedade, que tem sofrido com as queimadas próximas às suas casas. Da mesma forma o projeto também tem a clara intenção de preservação do meio ambiente.

Desta forma, esperamos a aprovação do presente projeto para atender a determinação da Procuradoria Geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, bem como, manter nossa legislação em favor do Meio Ambiente”, finaliza a mensagem.

Estamos diante de um fato histórico para o meio ambiente e a qualidade de vida de toda comunidade uberabense.

Sendo assim, solicitamos veementemente ao nobre Presidente e aos nobres Vereadores, representantes do bem comum de nossa sociedade, a APROVAÇÃO do PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 23/2010 que “Revoga a Lei Complementar Municipal Nº 397/2008 que” “Revoga o dispositivo da Lei Complementar Nº 359, de 05 de dezembro de 2006, que institui o Plano Diretor do Município de Uberaba”, “e contém outras disposições”, anexa ao ofício já mencionado.

Salientamos a valorosa contribuição da Promotoria do Meio Ambiente, em especial ao Promotor Carlos Valera, imprescindível para que a defesa do bem comum e do meio ambiente do município de Uberaba seja restaurada.

Finalizando, temos plena certeza de que o Plano Diretor, amplamente discutido e aprovado por toda a população de Uberaba, será respeitado, restaurado e fiscalizado pelos digníssimos Senhores Vereadores.

À inteira disposição dessa Casa.
Atenciosamente,

Uberaba, 5 de novembro de 2010

CARLOS MARCOS PEREZ ANDRADE
Ambientalista, Relator do abaixo assinado da sociedade civil encaminhado ao Ministério Público em 13 de dezembro de 2007 e Coordenador do blog “Voz do Cerrado”.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A reeleição da destruição

A natureza é nossa primeira e eterna inspiração, espero que não seja a última.

Se a educação ambiental, a educação em seus aspectos mais amplos, fosse realmente prioridade em nosso país, as pessoas compreenderiam a importância do meio ambiente, da mãe terra, da sustentabilidade, da biodiversidade, das culturas nativas, enfim, da vida, e certamente não teríamos esses verdadeiros algozes da natureza sendo reeleitos, para tristeza de todos nós brasileiros e do planeta.

De que adiantou o governo Lula investir nas universidades públicas, se elas próprias foram usadas pelos lobbystas ruralistas para promoverem suas "audiências públicas" fraudulentas e criminosas, e sem nenhuma resistência dos "universitários"?

O ensino também está a serviço do capital e dos modelos tirânicos de sociedade.
Quando participo de atividades pedagógicas e artísticas para adolescentes, fico imaginando o que será de nós.
Raríssimos são aqueles que demonstram uma maior sensibilidade e preocupação com a natureza e com o que estamos fazendo com nosso planeta.
Vejo mentes brilhantes sendo engolidas pelo sistema produtivo capitalista sem o menor constrangimento.
Nossa geração, que tanto lutou pela liberdade, justiça inclusive a ambiental, ética, espiritualidade, e outros princípios fundamentais para a humanidade, hoje, em sua maioria, está em cargos públicos ou privados fazendo exatamente aquilo que tanto foram contrários.

Vejo grandes amigos de sólida base cultural com especializações acadêmicas e até mestrados, defenderem as mudanças no Código Florestal e se esconderem atrás de seus cargos e suas benesses.
O que cobrar então de políticos distantes de nós ambientalistas e até adversários nossos?

O congresso nacional acolheu novamente personagens do mensalão e destruidores do Código Florestal, e trouxe novos personagens que simbolizam o deboche da política nacional, como é o caso de Tiririca, e ainda por cima defendido por Lula, ironizando sobre as autoridades que pediram uma comprovação de alfabetização do candidato eleito. Que belo exemplo Lula, somado ao desestímulo à leitura de quem, segundo ele próprio, não consegue chegar ao final de um livro. Sendo assim, está tudo certo então. Os políticos são realmente os autênticos representantes do povo brasileiro, que não lêem, não questionam, não fiscalizam seus candidatos.

A continuar esse modelo educacional pragmático que visa o vestibular, jamais teremos cidadãos conscientes, apenas números para engrossar as estatísticas ortodoxas do poder.

Há muitos anos, ao final das eleições, nem me sinto feliz, nem me sinto frustrado. A realidade política está tão distante de meus sonhos e ideais que já não projeto espectativas. Vivo em um mundo paralelo de sonhos. Nunca imaginei que a realidade pudesse ser mais monstruosa do que os pesadelos que cheguei a imaginar. Talvez por isso, alguns dizem que estamos literalmente no inferno. Talvez isso explique o aquecimento global. O mundo externo reflete nosso mundo interno. Ou muda-se então, a essência do pensamento e da alma humana ou corres-se atrás do prejuízo, se houver pernas.

Abraços a todos.
Cacá Perez

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.