quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Uberaba com clima de deserto

Em Uberaba, nesta quarta-feira, 25 de agosto, a umidade relativa do ar chegou a 10%, comparável com o clima de deserto.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, níveis de umidade do ar abaixo de 12% caracterizam uma situação de emergência. Valores entre 12% e 20% indicam situação de alerta.
 
O período de seca, associada ao desmatamento e às queimadas são alguns dos fatores que influenciam esta situação crítica e alarmante.
 
Leis municipais proíbem as queimadas quando a umidade do ar estiver baixa, mas não se fiscaliza a aplicação da lei.
 
Enquanto isso o ecossistema do cerrado vai sendo dizimado, os recursos naturais vão diminuindo e os problemas de saúde aumentando. Quem paga a conta? Os que produzem todo esse caos? Com certeza não. Somos nós mesmos e a natureza. Enquanto isso, a ganância, o lucro a qualquer preço, o PIB, os interesses políticos e econômicos prevalecem sobre a vida no planeta. Pobre humanidade.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cacá Perez e Israel Garcez na III SEMANA ACADÊMICA DA UFTM - Dia 26 de agosto-Auditório B-15h

III SEMANA ACADÊMICA DA UFTM

XVIII Jornada de Iniciação Científica
VI Jornada de Extensão Universitária

15h às 18h:
Mesa-Redonda:
Impactos sócio-ambientais-culturais em Uberaba e as mudanças no Código Florestal Brasileiro
Carlos Perez (Teatro Experimental de Uberaba e Movimento Social de Justiça Ambiental Voz do Cerrado)
Israel Garcêz (Militante dos Direitos dos Portadores de Deficiências)
Vítor de Melo Romero (Aluno da UFTM – Geografia)
Washington Abadio da Silva (Filósofo, supervisor do Núcleo de Apoio ao Estudante da UFTM)
Local: Auditório B – CEA
Vagas: capacidade de lotação do Auditório B

Prof. Dr. Fábio César da Fonseca

Coordenador da Comissão Organizadora da III Semana Acadêmica da UFTM

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PEC transforma Cerrado e Caatinga em patrimônio nacional

13/08/2010 09:05

PEC transforma Cerrado e Caatinga em patrimônio nacional

Proposta do Senado é semelhante à PEC 115/95, que está pronta para entrar na pauta do Plenário da Câmara desde 2006.

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 504/10, do Senado, que inclui o Cerrado e a CaatingaO Cerrado é caracterizado pela vegetação de savana, que já ocupou 25% do território brasileiro no Centro-Oeste do País e nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte dos estados de São Paulo, Paraná, Maranhão e Piauí. Esse bioma ocupa cerca de 2 milhões de km2 do território brasileiro. Nos chapadões, estão 30% da biodiversidade nacional e 5% da biodiversidade mundial. O Planalto Central é o berço das nascentes das bacias do Amazonas, do São Francisco e do Paraná/Paraguai. Potencial agrícola Atualmente, a região Centro-Oeste, na qual se localiza a área do Cerrado de maior potencial agrícola, é responsável por 50% e 13% da soja produzida no País e no mundo, respectivamente. A região é responsável, também, por 20% da produção nacional de milho; 15% do arroz; e 11% do feijão. Em relação à produção agropecuária, por 30% do rebanho bovino e 20% do suíno. O cultivo de soja na região, por exemplo, cresceu cerca de 70% no período de 2000 a 2005. Sertão brasileiro A Caatinga, também chamada de sertão brasileiro, é uma região semi-árida, muito seca. Compreende parte dos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Ocupa cerca de 700 mil km2, cerca de 10% do território nacional. entre os bens considerados patrimônio nacional. Atualmente, segundo a Constituição, são patrimônio nacional a Amazônia, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira.

Esses biomas devem ser utilizados dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.

O autor da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), argumenta que o legislador buscou "enfatizar a importância desses biomas e assegurar tratamento diferenciado no tocante a sua utilização, coibindo práticas predatórias na exploração dos recursos naturais".

O senador lembra ainda que o Cerrado ocupa cerca de 1/4 do território nacional mas, principalmente, engloba ampla variedade de ecossistemas e alta diversidade biológica, que se manifesta na flora e na fauna.
Já a Caatinga ocupa cerca de 850 mil km² no semiárido nordestino e interage com o Cerrado. "Talvez esse seja o bioma brasileiro mais severamente devastado pela ação do homem", avalia Demóstenes Torres.

TramitaçãoA PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidadeExame preliminar feito pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania sobre a constitucionalidade de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). A CCJ examina se a proposta fere uma cláusula pétrea da Constituição, se está redigida de acordo com a técnica correta e não fere princípios orçamentários. Se for aprovada nessa fase, a proposta será encaminhada a uma comissão especial que será criada especificamente para analisá-la. Se for considerada inconstitucional, a proposta será arquivada.. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.
Uma proposta semelhante está pronta para entrar na pauta do Plenário da Câmara desde 2006: é a PEC 115/95, que ainda não foi votada por falta de acordo. Essa PEC já foi aprovada por uma comissão especial e também inclui o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional.

Fonte: Agência Câmara

sábado, 14 de agosto de 2010

Pedreira de Léa será leiloada - JM

Ambientalista alerta sobre o descaso em relação ao impacto ambiental causado na área da Pedreira de Lea. O local é usado como depósito de lixo da construção civil.
Celso Provenzano procurou o Jornal da Manhã para falar sobre a má utilização da pedreira. “Por causa da falta de fiscalização, o local não recebe apenas o descarte de resíduo sólido, também é jogado lixo orgânico, o que vem causando um impacto ambiental imenso”, descreve o ambientalista.

O procurador geral do município, Valdir Dias, fala que hoje é feito um trabalho de seleção do que é descartado na Pedreira de Lea. “Há uma triagem do material que entra no depósito, inclusive o fiscal determina o que pode ser jogado no local”, garantiu. Ele contou que o futuro da pedreira será decidido dentro de aproximadamente dois meses, pois será preciso outro local para depositar o entulho da construção civil. O procurador foi taxativo ao falar sobre o destino do local. “A área da pedreira será leiloada e quem arrematar vai ter que assumir a responsabilidade daquilo”, enfatizou o procurador.

Ainda de acordo com Valdir Dias, a Prefeitura não irá comprar a área, pois não atente às necessidades do município. “A cava da pedreira tem uma capacidade limitada. Por isso, não compensa fazer um projeto grande para um local que não vai atender o município a longo prazo”, salienta. Ele ressaltou ainda que essa não é uma responsabilidade do município, uma vez que o responsável pelo entulho da construção civil são os geradores de resíduos.

Já o ambientalista Provenzano ressaltou a importância de se fazer um trabalho de recuperação na área agredida, com projetos de recuperação de lixões. “É preciso pensar no futuro. A pedreira não é só problema de agora, é para o futuro. O impacto causado ali terá repercussões durante cinco, seis anos”, conclui.

Comentário do Voz do Cerrado:
Gravíssimas as afirmações do Sr. Valdir Dias.
Demonstra a total falta de responsabilidade da Prefeitura, não só para com a Pedreira de Léa mas com toda a população e meio ambiente.
É bom lembrar que foi um grupo de ambientalistas que trouxe à tona o verdadeiro proprietário da Pedreira, que é a União. Antes disso a PMU lidava com o assunto como se a área fosse dela, ou no mínimo, tivesse autorização para o descarte de "material sólido".
Procuramos várias vezes o Ministério Público para mostrar as irregularidades e crime ambiental no local.
Negociações foram feitas com a Prefeitura que se responsabilizou de cumprir vários itens.
Agora, como a verdade veio à luz de todos, a PMU quer tirar o corpo fora e dizer que o problema ambiental na Pedreira será de quem a comprar. Ministério Público, Sr. Promotor Carlos Valera, a máscara da prefeitura caiu. E agora? A declaração do Sr. Valdir Dias é uma afronta à nossa inteligência e à luta voluntária e anônima de todos nós ambientalistas.
É só ver a história dessa novela na própria imprensa pela internet para tirar quaisquer dúvidas a respeito desse assunto.
De quem foi a idéia de levar entulhos para a Pedreira que está em Área de Preservação Permanente do Rio Uberaba?
E agora querem lavar as mãos?
É mais uma vergonha para nós uberabenses que vamos ter de engolir, literalmente, nas "águas do Codau"? 
Carlos Perez

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Rio Uberaba agoniza - Foto: Celso Provenzano

A imagem do Rio Uberaba já diz tudo. Mesmo sendo período de seca é alarmante ver o rio nessa situação. Empreendimentos agrícolas, industriais, vazamentos e desperdício da água no perímetro urbano, ausência de mata ciliar, ausência de preservação de nascente e afluentes e tantos outros fatores, contribuem para esta lamentável cena. Tristeza profunda e indignação.
Foto: Celso Provenzano

Iceberg gigante se desprende na Groenlândia

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta segunda-feira imagens de satélite do iceberg gigante que se desprendeu na última semana na Groenlândia.
O iceberg gigante, de 260 quilômetros quadrados e altura de quase metade do edifício Empire State, se desprendeu na última semana da geleira de Petermann, no norte da Groenlândia, e segue em direção ao Estreito de Nares, situado entre o nordeste do Canadá e o noroeste de Groênlandia, mil quilômetros ao sul do Polo Norte.
As imagens da Agência Espacial Europeia mostram o momento do desprendimento do iceberg e a movimentação do bloco de gelo em direção ao Estreito de Nares. A animação mostra imagens de 31 de julho, 4 de agosto e 7 de agosto.

Segundo o pesquisador Andreas Muenchow, especialista em estudos oceânicos da Universidade de Delaware, a superfície do iceberg equivale a quatro vezes o tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York.
De acordo com um comunicado emitido por Muenchow, desde 1962 não se desprendia um pedaço tão grande de gelo na região do Ártico. "A água doce armazenada na ilha de gelo poderia manter todas as torneiras dos Estados Unidos abertas por 120 dias", disse Muenchow, dando dimensão do tamanho do iceberg.
Fonte:

A primavera no chapadão... - Ricardo Urias

Nestas tardes quentes, redemoinhos de poeira sobem ao céu elevando bem alto palhas e folhas secas queimadas pelas últimas gadas de um inverno que já se vai.
Muitas arvores e arbustos já dão mostras de brotação nova prenunciando a Primavera no chapadão, embora predomina ainda o amarelo palha do capim seco se estendendo ao longe.
Mês de Agosto das tardes fumarentas! O sol como um enome disco vermelho alaranjado declina rumo ao horizonte ofuscado pelo céu enfumaçado da época. Tal cenário traz uma sensação de angústia, de abandono e de secura, principalmente guando se ouve o canto agourento de uma acauã desgarrada se despedindo da tarde pousada numa sucupira preta( Boldwchia virgiloides).
As vêzes por outra também se ouve o canto solitário de uma perdiz na vereda mais próxima, se escondendo por entre os covoais. Como a saudade sorrateira, ela pia numa moita e se esconde numa outra fingindo que não piou! Aquí e acolá, o esplendor dos ypês amarelos...
Ah! Ypê florido ypê amarelo!
Eu tô tristi cumu quê!
Meu amô mutou a cavalo
E foi prá esse mundão afora.


Diz que foi prá inrriiquecê
Mas eu não aquerdito
Ypê amarelo Ypê florido
Eu já tô prá indoidecê!


i onti ao pôr do sol cuma sôdade danada
Eu garrei a chorá e dispois num ví mais nada!
Acordei num catre véio cum médico a mim oscurtá
E com tudo a sua sapiência me disse prá num mais chorá!

De certo ypê amarelo ypê florido!
Esse Dotô nunca teve seu amô
Me receitô três porçâo
Sem sabê quisso e mar do coração!


Mais eu sei que vou morrê!
Ypê amarelo ypê florido
Vou te pedí um favor
Prá infeitar meu caxão
Quero tudo as suas flor!


Vou pedir prá todo mundo
Prá botar o meu caxão
De baixo da sua copa
Prás flor não espraiá pelo chão!

Pois é meus amigos; a gente "ainda" pode olhar algum remanescente do cerrado, adimirar suas flores e fazer poesia, mas os que virão depois de nós? Será que essa insenssatêz do Código florestal empetrado pelos trocloditas ruralistas vai permitir isto?

 
Ricardo Geração Verde

"Os bichos são gente boa" - Lançamento do livro de Renato Muniz

O livro "Os bichos são gente boa", de Renato Muniz Barretto de Carvalho, com ilustrações de Mara Maciel, será lançado pela Giz Editoral na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi, no dia 14 de agosto de 2010, às 16 horas.

O livro reúne doze contos sobre os bichos do Cerrado. São contos que retratam, numa linguagem leve e sutil, condizente com o mundo do adolescente, o cotidiano de meninos e meninas, tendo como pano de fundo temáticas ambientais, entremeadas com questões sobre preservação, extinção de espécies, o relacionamento entre pais e filhos e as relações entre amigos, sempre com bom humor e leve ironia.

"Ponto de Cultura Cordas do Cerrado" na reabertura do TEU

Robert Cruz(1º violino), Giordan Benfica(2º violino), Marco Fuzzaro(viola), Rosana Caetano(contrabaixo) e Carlos Perez(violoncelo)

O "Ponto de Cultura Cordas do Cerrado" apresentou-se na reabertura do TEU - Teatro Experimental de Uberaba no dia 28 de julho de 2010.

No repertório "Ária da 4ª Corda" de J.S.Bach e "O Cio da Terra" de Chico Buarque e Milton Nascimento, com arranjo do "Cordas do Cerrado" e participação especial do ator Milo Sabino em performance de destaque, utilizando um figurino futurista, envolto em uma bolha de plástico, simbolizando o isolamento do ser humano em relação à natureza.

No palco estavam também presentes o Prefeito em exercício Paulo Mesquita, a Primeira Dama Ângela Mayrink, o Secretário de Governo Rodrigo Mateus, a Secretária de Meio Ambiente e Turismo Renata Mesquita e o Produtor Cultural e folclorista Gilberto Rezende.

O "Ponto de Cultura Cordas do Cerrado" é uma realização da Associação Cultural e ambiental Teatro Experimental de Uberaba, com apoio do Ministério da Cultura e Fundação Cultural de Uberaba.

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.