sábado, 25 de abril de 2009

CAMINHO DOS DINOSSAUROS - 22ª edição neste domingo dia 26 de abril


Beethoven Teixeira
(Ass. Amigos Sítio Paleontológico de Peirópolis)

O Caminho dos Dinossauros, organizado pela Rede Nacional de Paleontologia, Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), realiza neste domingo (dia 26) a 22ª edição.Mais de 8 mil caminhantes e ciclistas já fizeram o trajeto de 18Km entre Uberaba e a comunidade rural de Peirópolis, durante os dois anos do projeto, consolidando a trilha ecológica que acontece no último domingo de cada mês.

Nesta edição, os adeptos da Romaria do Paizinho participam da caminhada, como preparativo para a ida anual à cidade de Romaria, dentro das celebrações de Nossa Senhora da Abadia.
Os participantes poderão se deslocar de suas casas até a concentração na rotatória da Penitenciária utilizando dois ônibus grátis. Um sairá do campo do Nacional, passando pela av. Joaquim de Oliveira Prata, praça Dr. Jorge Frange, praça da Abadia, praça do UTC, praça Rui Barbosa, av. Leopoldino e Mercado Municipal. O segundo sairá da ABCZ, passará pelo Aeroporto, av. Da Saudade, praça da Escola Dom Eduardo, rua Jaime Bilharinho, praça João de Vito, av. Elias Cruvinel e viaduto do Tiro de Guerra até a concentração, a partir das 5h30. Também está garantido o transporte de volta. A largada está programada para as 6h30 para caminhantes e 8h30 para ciclistas na rotatória da Penitenciária.
Durante o percurso, de 7 em 7km, dois pontos de apoio distribuirão água e frutas aos participantes. Na localidade, poderão ter acesso gratuito ao Museu Paleontológico, Rede Nacional de Paleontologia, cachoeiras e exposição de Valores Humanos na Fundação Peirópolis. A coordenção pede ainda que os caminhantes e ciclistas levem máquinas fotográficas para registrar os melhores momentos da caminhada. Mais informações pelos telefones 9972-0528.
Alexandre Pereira (23/04/09)
Diretoria de Comunicação
Fotos: Nosso Esporte e Jornal O Estado do Triângulo

sexta-feira, 24 de abril de 2009

44 ANOS DE TEU... EU E A BRISA!

Fachada do TEU em 21 de abril de 2009 às 20h 24m
Cacá Perez toca "Eu e a brisa" de Jonny Alf em frente ao TEU.

Parabéns TEU pelos TEUS 44 anos de fundação. Em 21 de abril, celebraste TEU nascimento em plena ditadura de 1965.
Porém, com a esperança da LIBERTAS QUAE SERA TAMEM escrita na bandeira de Minas, o espírito de Tiradentes trouxe a inspiração para NOSSOS tempos de horror. Heróis uberabenses empunharam a bandeira da arte contra a opressão. Era o TEU nascimento.

Fozo Sallum, Maurilo Cunha Campos de Moraes e Castro, Hildo Nunes Lourenço, Valda Luiza Pontes, Nosser Sallum e Hélio Borges formariam a TUA primeira diretoria, TEU.

Dez anos depois recebias, TEU, o título de Utilidade Pública, reconhecido pelo Prefeito Hugo Rodrigues da Cunha e Câmara Municipal.

Tiveste sedes provisórias na Rua Alaor Prata e Rua João Pinheiro, até receberes do Prefeito Silvério Cartafina a doação, TEU, de TUA sede permanente atual, na Rua Padre Zeferino.

Sempre sobreviveste, TEU, do trabalho voluntário dos próprios artistas e apoio da comunidade e empresários. Recebeste, no entanto, importante reforma por iniciativa do Prefeito Marcos Montes.

Remodelado e bem equipado, TEU, foste ampliado também em TEU nome: "TEATRO EXPERIMENTAL DE UBERABA AUGUSTO CÉSAR VANUCCI". Inicia-se uma parceria em TEU nome, entre a ONG, Prefeitura e Câmara.

No governo Anderson, TEU, sediaste o Fórum Municipal de Cultura. Em TEU palco realizaram-se incontáveis eventos artísticos, culturais e educacionais. Com a criação do Teatro Municipal Vera Cruz, podes agora, TEU, potencializar TUA missão de laboratório de criação artística, com oficinas e cursos preparatórios.
Em parceria com o Teatro Municipal Vera Cruz, trabalharás, TEU, para a formação de artistas e público, bem como na valorização profissional dos agentes culturais de NOSSA UBERABA.

Em 21 de abril recente, no entanto, TEU, comemoraste TEUS 44 anos com portas fechadas e luzes apagadas. - A presença quase solitária de dois artistas, porém, não deixou apagar a chama desse duplamente inesquecível dia 21 de abril: TIRADENTES e TEU -.

Esquecimento, acúmulo de trabalho, feriado prolongado... Qual seria a justificativa para o cancelamento de TUA festa?
Só sei, TEU, que não me esqueci, nem meu amigo Paulinho, pois em TUA calçada prestamos humilde homenagem, bem como outros milhares de amigos TEUS, que não foram em TUA casa pela dúvida se haveria ou não a "festa de aniversário".

Apesar de tudo, PARABÉNS TEU pelos TEUS 44 anos.
Tenho certeza que os TEUS 45 anos serão de muitas homenagens, músicas, peças teatrais, danças...

Nós, Diretores do TEU – ONG acreditamos que a parceria reiniciada com a Câmara Municipal em 2009, será ampliada no Executivo, com o apoio da atual Secretaria de Governo, que conta com um gestor competente e solidário, além de excelente assessoria, sabedora da história e cultura de NOSSA UBERABA.

Desejamos ao Prefeito Anderson, sucesso na escolha do novo gestor da Fundação Cultural, e que juntos possamos ampliar e potencializar a cidadania uberabense e a criatividade mineira através da arte e por meio de políticas públicas culturais.

O TEU não é MEU, nem SEU, é NOSSO! ( Lema histórico do TEU )

Carlos Perez
p/ Diretoria do TEU - ONG

Fotos: Paulinho

quinta-feira, 23 de abril de 2009

SITE IMUSICA COMERCIALIZA MÚSICAS DE CARLOS PEREZ/SANKARI/MAHALILA

O site www.imusica.com.br
está comercializando músicas de 4 álbuns de minha autoria. Você escolhe a faixa ou álbum de sua preferência, com segurança, comodidade e de forma legalizada, com direitos autorais garantidos.
1- EVOCAR-SE / Carlos Perez
2- OS DIAS DA CRIAÇÃO / Carlos Perez
3- SPIRIT SHAMAN / Sankari
4- MANTRAS FOR PEACE / Mahalila


Abaixo links para acesso direto aos álbuns:
CD EVOCAR-SE - Carlos Perez - 1996


CD OS DIAS DA CRIAÇÃO - Carlos Perez - 1997


CD SPIRIT SHAMAN - Sankari - 2003


CD MANTRAS FOR PEACE - Mahalila - 2004


Agradeço se puderem divulgar.
Grande abraço.
Carlos Perez / Sankari / Mahalila

terça-feira, 21 de abril de 2009

LIBERTAS QUAE SERA TAMEM. Na cidadania, na arte, na vida, enfim...


21 de abril. Dia de Tiradentes. Inconfidência Mineira. Ideal de liberdade. Inspirada no Iluminismo. Contra a expoliação da Coroa portuguesa. A derrama. Impostos e taxas abusivas. Verdades, conjecturas, meia-verdades? Fato é que pouco sabemos sobre os bastidores dessa história.

Hoje trabalhamos mais de 1/3 do ano para pagar impostos, taxas, licenças, alvarás, tributos que não parecem ter fim. Uma expoliação legalizada. "Tiradentes", porém, praticamente não mais existem. E os que teimam em levantar a voz são "mortos" pelo poder econômico, pela mídia comprada, pela corrupção de líderes populares.

A "coroa" hoje é muito mais eficaz e perversa. Inverte os papéis do opressor e oprimido. Quem clama justiça é considerado baderneiro ou polêmico. Quem pratica a injustiça tem imunidade parlamentar ou política.

21 de abril. Data de fundação do TEU. Teatro Experimental de Uberaba. Não por acaso, essa data foi escolhida em pleno ano de 1965. A voz do povo através da arte. A voz da arte a guiar o povo. Qual alferes perseguido, o TEU luta em manter-se vivo. Mas nova sina esperamos ao final dessa história, que não pode ter fim. Herança eterna para as novas gerações.

Se em plena ditadura os heróis uberabenses ergueram a bandeira da liberdade, ainda que tardia, em tempos de "democracia" não podemos deixar nos abater.

21 de abril. LIBERTAS QUAE SERA TAMEM. Na cidadania, na arte, na vida, enfim.


Carlos Perez
arte: Neli Neto

quinta-feira, 16 de abril de 2009

SEM TETO SÃO RETIRADOS DO CIDADE OZANAM - Fotos: Jornal da Manhã




Infelizmente a insensibilidade do Prefeito e da própria justiça, como bem disse o advogado dos Sem Teto, Adriano Espíndola, acabou prevalecendo. As imagens falam mais do que qualquer palavra. E ainda dizem que Uberaba é uma "terra hospitaleira". Nossa terra vai ficando com o gosto amargo da arrogância e autoritarismo em todos os setores. Até quando Uberaba?(Veja Nota Pública do advogado, em postagem anterior, no blog.)

Fotos: Jornal da Manhã

PIMENTÃO CONTÉM MAIS AGROTÓXICO, AFIRMA ANVISA - Angela Pinho (Sucursal de Brasília)


Análises da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 17 alimentos encontraram problemas com agrotóxicos em 15% das 1.773 amostras.

O produto com mais irregularidades foi o pimentão (64%), seguido por morango (36%), uva (33%) e cenoura (31%).

Foram examinados grãos, frutas e verduras vendidos em 2008 em supermercados de todos os Estados -exceto Alagoas. Todos eles tiveram amostras em que foram detectados resíduos de agrotóxicos não permitidos para aqueles produtos. Em nove, havia resquícios de substâncias autorizadas, mas acima do nível permitido.

A Anvisa encontrou ainda um agrotóxico proibido no Brasil desde 1985. É o ometoato, detectado na cultura de abacaxi. O fato será comunicado ao Ministério da Agricultura e à Polícia Federal.

A agência e o Ministério da Saúde orientaram as pessoas a se informarem sobre a origem dos alimentos que compram e os lavarem bem. "Já mandei tirar o pimentão lá de casa", disse o ministro José Gomes Temporão (Saúde).

Segundo Agenor Álvares, diretor da Anvisa, entre os possíveis problemas à saúde humana causados pelos agrotóxicos está o câncer. A maior parte dos casos, porém, ocorre com os trabalhadores que lidam diretamente com as substâncias.

Em 2006, último ano com dados disponíveis, foram registrados sete casos de intoxicação por agrotóxico por consumo alimentar e 1.927 durante o trabalho, segundo a Fiocruz.

José Menten, diretor-executivo da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) afirmou que a indústria aumentará a assistência técnica aos produtores. "Se temos baixos níveis no arroz [4,41% das amostras insatisfatórias], podemos ter também no pimentão."

O programa da Anvisa é realizado desde 2001. Em 2007, o tomate foi o alimento com mais irregularidades encontradas -45% das amostras tinham problemas. Em 2008, o percentual caiu para 18%. (...)


Fonte: Folha de São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009.

Colaborador do Blog: Renato Muniz - Comentário:
O ministro deveria ter mais cuidado com o que diz. Na sua posição, ao invés de parar de consumir, devia exigir que o próprio ministério (afinal a ANVISA está sob sua responsabilidade!) fiscalizasse melhor.

LEI AMBIENTAL FAZ GOVERNO DE SC DESAFIAR MINISTRO - Afra Balazina (da reportagem local)

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), disse que a Polícia Militar irá defender os agricultores de seu Estado caso o governo federal mantenha a posição de criminalizar ou prender quem plantar a menos de 30 metros de margens de rios.
Uma lei sancionada nesta semana pelo governador, com amplo apoio dos agricultores e objeção de ambientalistas, prevê a redução da faixa de preservação ao longo de cursos d'água de 30 metros (como determina lei federal) para até 5 metros.

Os ambientalistas entendem que a nova regulamentação, além de colocar em risco matas ciliares, pode contribuir para enchentes e soterramentos, como os que mataram 135 pessoas em novembro do ano passado no Estado.

A lei estadual também provocou reação forte no ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que ordenou que o Ibama multe e prenda quem a seguir.

Em contrapartida, o governador disse que "a Polícia Militar vai proteger os nossos cidadãos (...) e vai garantir a aplicação de uma lei democrática".

Luiz Henrique, que esteve ontem em São Paulo na feira Intermodal, no Transamérica Expo Center, chamou a atitude do ministro de "bravata". "Isso é muito próprio de ministros do tempo ditatorial. Nós não estamos mais na ditadura, como é que se vai ameaçar agricultores, homens honestos?"

Ele argumenta que "a Constituição Federal estabelece no artigo 24, inciso 6º, que o Estado tem competência concorrente com a União para legislar sobre matéria ambiental".

Há, no entanto, quem argumente, como a ex-ministra e senadora Marina Silva, que a lei estadual não pode ser mais permissiva que a federal.

Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, as três cidades campeãs de desmatamento de mata atlântica entre 2005 e 2007 estão em Santa Catarina: Mafra, Itaiópolis e Santa Cecília. Juntas, elas destruíram no período o equivalente a 5.382 campos de futebol.

O governador se defende, dizendo que o Estado é o que possui maior "cobertura florestal de mata atlântica" do país. "Isso é uma balela. Eu a convido a ir a Santa Catarina, ponho um helicóptero para você viajar e você nunca vai ver tanto verde", afirmou Luiz Henrique.

Ele nega que o desmatamento e a ocupação de áreas de morro e de margens de rio tenham causado a tragédia recente. "O que houve foi um processo de chuvas intermitentes durante cinco meses, a terra amoleceu e virou sorvete."

Fonte: Folha de São Paulo – São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009.
Colaborador do blog: Renato Muniz.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

RODEIOS: ABUSOS, CRUELDADES, MAUS TRATOS... Celso Provenzano



Venho informar que poderíamos fazer no lugar da SEMANA DO RODEIO em Uberaba , a SEMANA DA TRANSPARÊNCIA, A SEMANA DA ÉTICA, A SEMANA DA JUSTIÇA, A SEMANA DA HONESTIDADE, A SEMANA DA NÃO HIPOCRISIA, A SEMANA DO ANIMAL, SEMANA DA FAUNA, SEMANA DA FLORA, SEMANA DA VERDADE ,
Não da para acreditar que um bando de gente que ganha dinheiro em cima do sofrimento do animal vem a Uberaba e propõe no Legislativo a semana do rodeio, isto é um absurdo!
Para amenizar as agressões, crueldade, maus tratos, ele tentam enganar o JUDICIÁRIO e o LEGISLATIVO com proposta de entrega de cestas básicas para familias carentes. Nossa que bondade !!! Como São bondosos estes meninos !!
Vou fazer o mesmo vou destruir a mata do chuá mas podem ficar tranqüilos que estarei enviando para todas as casas de assistência social de Uberaba cestas básicas, entendeu Ministério Publico do Meio Ambiente, entendeu queridos Vereadores, parcialmente um Vereador novo que representa a classe ruralista que ficava todos os dias abraçando criancinha em época de eleição, queria saber hoje como vai a vida desta criancinha beijada, Gente!!!
Eu como Uberabense e tenho orgulho disto, só vejo tranqueira entrando nesta cidade. Se não é a monocultura canavieira com dizeres de trabalho para todos, é agora o Rodeio dizendo comida para todos!!! o que esta faltando agora!! (...) ACORDA UBERABA !
Celso Provenzano

Nota Pública da Assessoria Jurídica do Movimento Fortaleza de Luta pela Moradia!

Na manhã de hoje a PMMG, sob o comando do major Ney Sávio, sub-comandante do 4º BPM, procedeu a desocupação de áreas que haviam sido ocupadas por cerca de 1.100 famílias de trabalhadores sem-tetos de Uberaba, por ordem da Justiça local.

Infelizmente faltou, no presente caso, por parte do Sr. Prefeito Municipal, dos Srs. Juízes responsáveis pelas liminares e pelo comando da Polícia Militar, não apenas sensibilidade social, mas, também, a observância da Lei, entre elas a Lei Estadual que determina que desocupações como essa sejam acompanhadas por uma comissão especial, formada por um representante do Governador do Estado, um representante da Assembléia Legislativa e um representante do TJMG, sendo tais representantes indicados, ao teor da referida lei, pelo governador e pelos presidentes da Assembléia Legislativa e do TJMG.

Lamentavelmente, o juiz responsável por duas das liminares que resultaram na ação da PMMG, optou por fechar os olhos à referida legislação, bem como a necessidade legal de se ouvir o Ministério Público e, ainda, de se intimar, ainda que por meio de Edital, as pessoas que participaram da ocupação.

Alertado desta situação, por meio de petições que pediam a suspensão da liminar e o recolhimento do mandado, o referido juiz em vez decidir imediatamente a questão, abrindo a possibilidade legal de recurso à sua decisão, o que permitiria a revogação da liminar por instância superior, ele preferiu protelar sua decisão, abrindo prazo para o município de Uberaba se manifestar sobre os requerimentos legais do movimento dos sem-tetos (revogação/suspensão da liminar e recolhimento do mandado), mantendo, contudo, a ordem de despejo, ao mesmo tempo que - numa demonstração de adoção de dois pesos e duas medidas, ou seja, de tratativa diferenciada para as partes – realizou, por sua secretaria, a notificação, via telefônica, do Sub-Procurador Geral do Município para que se providenciasse a estrutura para remoção imediata dos sem-tetos, solicitada pelo 4º BPM.

Tais procedimentos serão questionados em nível de Poder Judiciário.

No que tange ao Município de Uberaba, hoje chefiado pelo principal apoiador e incentivador da ocupação de sem-tetos, no governo Marcos Montes, que resultou no Bairro Estrela da Vitória, vamos buscar compeli-lo, por todos os meios, inclusive jurídicos, a garantir o direito à moradia digna das famílias sem teto do município de Uberaba.

Por fim, lamentamos a postura do comandante da operação de reintegração, Major Ney Sávio, que se negou, de forma ríspida, a dialogar com o advogado que subscreve a presente nota - que tentava autorização para retirar os bens dos sem tetos que estavam sendo removidos ou destruídos na operação de despejo, e, assim, amenizar o drama dessas pessoas- sob o pífio argumento de que o mesmo não portava procuração, sendo que, além da lei permitir atuação do advogado, em situações emergenciais, sem o referido documento, no caso em comento, a procuração se encontrava juntada no processo que resultou a desocupação da área do município.

Como o drama dos sem-tetos não apenas continua, mas restou agravado pela desocupação realizada por ordem de Anderson Adauto, a coordenação dos sem-teto em breve tornará pública as novas reivindicações do movimento, uma vez que desocupar sem apresentar soluções, é varrer para baixo do tapete os problemas sociais que assolam Uberaba.

ADRIANO ESPÍNDOLA CAVALHEIRO
PELA ASSESSORIA JURÍDICA
DO MOVIMENTO FORTALEZA DE LUTA PELA MORADIA.

domingo, 12 de abril de 2009

TEU FORMATA PARCERIA COM OS VEREADORES - Élvia Moraes - JM

POLÍTICA
Élvia Moraes - 12/04/2009

O Teatro Experimental de Uberaba (TEU) completa 44 anos no próximo dia 21. Para comemorar a data, dirigentes da ONG estão propondo diversas ações para criar projetos que elevem a cultura no município, ampliando a participação popular. Entre elas está a proposta de parceria com a Câmara Municipal, que pode viabilizar a implantação de antigas reivindicações do setor.
Em reunião recente do diretor de eventos do TEU, Carlos Perez (Cacá), com o presidente do Legislativo, Lourival dos Santos (PCdoB), os vereadores Carlos Godoy (PTB) e José Severino Rosa (PT), assessores jurídicos e tributários, foi discutida a implementação da lei para a criação do Fundo Municipal de Cultura, que objetiva captar recursos e destiná-los aos projetos.
Segundo Cacá Perez, a Comissão Permanente de Educação e Cultura da CMU, presidida por Godoy, já estuda tal possibilidade, que poderá consolidar a parceria entre o TEU e a CMU, iniciada em 2008. Uma das propostas do diretor da ONG é criar mecanismos de captação de recursos a partir de alguns tributos.
Uberlândia detém um projeto considerado referência no Estado. Recentemente, Lourival dos Santos e Carlos Godoy, a convite de Cacá Perez, foram à cidade vizinha conhecer o projeto, apresentado pela secretária municipal de Cultura, Mônica Debs Diniz.
No ano passado foram aplicados R$ 1,2 milhão de recursos no Fundo Municipal de Cultura da cidade e em projetos beneficiados pela Lei de Incentivo ao setor, divididos igualitariamente. Para 2009, o montante será próximo de R$ 1,4 milhão, oriundos do IPTU e ISSQN, com teto que pode chegar a 3% da arrecadação de Uberlândia.
Fonte: Jornal da Manhã

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ECONOMISTA STERN DEFENDE ALARMISMO PARA ESTIMULAR AÇÃO CLIMÁTICA


Britânico quer que cientistas ressaltem potencial catastrófico do problema.

Para ele, redução global de 50% das emissões de carbono é o ideal.

Os cientistas devem deixar claros os efeitos desastrosos da mudança climática para que o mundo aja agora na redução das emissões de carbono, disse nesta quinta-feira o influente economista Nicholas Stern. "É preciso dizer muito clara e fortemente às pessoas como é difícil (um aumento de temperatura) de quatro, cinco, seis ou sete graus Celsius", afirmou Stern, professor da London School of Economics e ex-economista do Tesouro britânico. "Bilhões de pessoas teriam de se mudar, e haveria um conflito muito severo.""Essa é uma história que precisa ser contada para convencer as pessoas de que é uma péssima ideia chegar perto de (um aumento de) 5 graus Celsius. É uma grande probabilidade de um resultado devastador", acrescentou Stern a uma plateia de 2.000 cientistas no Congresso sobre a Mudança Climática em Copenhague. Em um relatório de 2006, o economista alertou que a falta de ação climática poderia causar problemas econômicos equivalentes aos da Grande Depressão na década de 1930.Com um aquecimento superior a 2 graus Celsius, centenas de milhões de pessoas teriam menos acesso à água; com 3 graus Celsius, a produção mundial de alimentos deve diminuir, segundo relatório de 2007 de uma comissão científica da ONU. O professor John Schellnhuber, do Instituto Potsdam para a Pesquisa do Impacto Climático, disse, antes de Stern, que um aquecimento de 5 graus Celsius significaria que o planeta só teria condições de abrigar uma população 1 bilhão de pessoas inferior à atual.A definição de um novo acordo climático global, para vigorar a partir de 2013 depende em grande parte de os países em desenvolvimento aceitarem medidas para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. O tratado deve ser discutido no final do ano em Copenhague. Stern disse que os países ricos deveriam aceitar uma redução de 80% das suas emissões até 2050, e que em nível global a redução deveria ser de 50%."Por 1% ou 2% do PIB global, podemos manter as concentrações (de carbono na atmosfera) abaixo de 500 partes por milhão, e baixar a partir daí", disse Stern. "Isso diminuiria a possibilidade de um aquecimento de 5 graus Celsius para apenas 2% ou 3%. Soa bastante bom para mim. Podemos fazer um seguro bastante poderoso."


Matéria sugerida por Renato Muniz

CÂMARA REALIZA INTERCÂMBIO COM UBERLÂNDIA - Élvia Moraes - JM

A Câmara Municipal de Uberaba está articulando um intercâmbio com o Legislativo de Uberlândia para desenvolver um projeto de lei de incentivo à cultura com recursos oriundos do Imposto Predial e Territorial Urbano, que funciona com excelência naquela cidade.
Recentemente, o presidente da CMU, Lourival dos Santos (PCdoB), foi à cidade vizinha, acompanhado do vereador Carlos Godoy (PTB) e do cantor Kaká. Eles se reuniram com a secretária de Cultura de Uberlândia, Mônica Debs Diniz, visando a conhecer a Lei de Incentivo Fiscal, que destina R$ 1,4 milhão, oriundos do IPTU, para financiar projetos (...) culturais.
Boa parte funciona mediante convênios já formatados. Segundo Lourival dos Santos, são os próprios interessados que acionam o Poder Público. Os valores concedidos a cada artista são deduzidos do valor do imposto a ser pago. “Queremos estreitar o relacionamento com a Secretaria de Cultura da cidade vizinha para trazer subsídios para nossa cidade, que, sem dúvida, irão beneficiar grupos artísticos e folclóricos de Uberaba”, afirmou Lourival.
Fonte: Jornal da Manhã
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%CDTICA,7407

Coluna FALANDO SÉRIO - Wellington C. Ramos - JM

Importação. Diretor do TEU, Cacá Perez, e os vereadores Lourival dos Santos e Godoy estiveram visitando a Secretaria de Cultura de Uberlândia com o objetivo de “importar” lei de incentivo às promoções culturais em Uberaba.
Fonte: Jornal da Manhã

terça-feira, 7 de abril de 2009

Coluna BASTIDORES - Jornal de Uberaba - Daniela Brito

Carlos Perez voltou impressionado com o trabalho voltado para a área cultural em Uberlândia. Junto com Lourival dos Santos e Professor Godoy, ele foi recebido na sexta-feira pela Secretária de Cultura de Uberlândia, Mônica Debs Diniz, para conhecerem o Programa Municipal de Incentivo à Cultura, os convênios e subvenções a ONGs e grupos culturais, implementados no município vizinho. A intenção do grupo foi buscar informações técnicas para a criação da Lei de Incentivo à Cultura e o Fundo Municipal de Cultura em Uberaba.
Fonte: Jornal de Uberaba

segunda-feira, 6 de abril de 2009

COMISSÃO DA CMU E TEU VISITAM SECRETARIA DE CULTURA DE UBERLÂNDIA

Presidente Lourival dos Santos, Secretária Mônica Debs,
Vereador Carlos Godoy e Diretor do TEU Carlos Perez
O Presidente da Câmara Municipal de Uberaba (Vereador Lourival dos Santos), Presidente da Comissão de Educação e Cultura (Vereador Carlos Godoy) e Diretor do TEU/ONG (Carlos Perez), estiveram reunidos, no dia 3 de abril (sexta-feira), com a Secretária de Cultura de Uberlândia Mônica Debs Diniz, juntamente com Assessores das áreas Cultural, Jurídica e Tributária.
Na pauta, Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PMIC, Convênios e Subvenções a ONGs e Grupos Culturais, implementados em Uberlândia.
A visita dá início a uma das propostas de parceria entre o TEU e CMU, apoiada pela Presidência da Casa e Comissão de Educação e Cultura, que é o estudo, pesquisa e formatação na implementação de uma Lei e Fundo Municipal de Cultura do município de Uberaba, que venha a atender uma antiga demanda solicitada pelo setor cultural.
Vale citar que em 2008 foram aplicados 1 milhão e duzentos mil reais em recursos para o Fundo Municipal de Cultura e Projetos beneficiados pela Lei de Incentivo à Cultura, divididos igualitariamente. Para 2009 os recursos serão da ordem de 1 milhão e quatrocentos mil reais.
Rico material foi presenteado pela Secretária de Cultura de Uberlândia aos convidados, com livros, CDs, calendários, convites de artes plásticas, fotografia, cinema e extensa programação, todos produzidos com o apoio do PMIC que engloba a Lei de Incentivo à Cultura e o Fundo Municipal de Cultura.
Parceria entre as duas cidades foi proposta pelo representante do TEU, aproximando e interagindo os dois maiores pólos de desenvolvimento do Triângulo Mineiro.
Carlos Perez
Diretor do TEU/ONG e Produtor Cultural
Foto: Daniel Nunes

sábado, 4 de abril de 2009

PARCERIA PODE CRIAR LEI DE INCENTIVO À CULTURA - Jornal de Uberaba

Apesar do arquivamento da proposta de encampação do Teatro Experimental de Uberaba pela Fundação Cultural, novos entendimentos feitos através de reuniões dos membros da Comissão de Educação e Cultura com o diretor do TEU, Carlos Peres, pretendem retomar a necessidade de promover projetos culturais através de convênios com a prefeitura e a parceria da Câmara Municipal. Conforme Carlos Peres, a Comissão Especial de Cultura, firmada ano passado entre o TEU e o Legislativo, através da iniciativa de Lourival dos Santos (PCdoB), já acontece na prática. Segundo ele, uma das propostas da Comissão é a regularização ou criação de nova lei de Incentivo à Cultura e o Fundo Municipal de Cultura.Com este objetivo, o representante do TEU, o presidente Lourival dos Santos e o vereador Carlos de Alberto Godoy (PTB) - presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura - seguem hoje para se reunirem com a secretária de Cultura, Mônica Debs. Eles irão conhecer os detalhes da Lei de Incentivo à Cultura, em pleno funcionamento naquele município, para implementar proposta semelhante em Uberaba. O grupo também irá buscar junto ao Executivo a continuidade da negociação de parceria entre a entidade civil - no caso, o TEU - e os órgãos públicos municipais. "Vamos tentar reconhecer a função histórica cultural do TEU conforme previsto no Programa de Governo de Anderson Adauto", diz. (DB)
Fonte: Jornal de Uberaba

ENCONTRO DO G-20 - LÍDERES PROPÕE CRIAÇÃO DE FUNDO DE US$ 15 BI PARA FLORESTAS

Em reunião convocada pelo príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, governantes das principais economias do planeta se comprometem a criar um mecanismo internacional de arrecadação de fundos para ajudar os países em desenvolvimento a preservar suas florestas. Promessa é levantar cerca de US$ 15 bilhões até 2020 para ajudar os países em desenvolvimento em suas ações de preservação florestal. (...)
Primeira doação. O anúncio da criação do fundo para preservação florestal do G-20 aconteceu dias depois de o governo brasileiro confirmar o recebimento de US$ 110 milhões para o Fundo Amazônia. A quantia, liberada em 25 de março, foi doada pelo governo da Noruega. Os noruegueses se comprometeram a realizar novos aportes financeiros para o fundo, que pretende arrecadar US$ 1 bilhão nos próximos três anos.
A Alemanha já confirmou uma segunda doação, que será de US$ 18 milhões, e outros aportes virão: “Já temos dois outros países doadores praticamente acertados, mas não vou revelar os nomes para não atrapalhar as negociações”, disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O dinheiro do Fundo Amazônia será gerido pelo BNDES, e será aplicado somente em projetos aprovados no âmbito do Plano Amazônia Sustentável (PAS) e do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAM). O banco receberá e analisará projetos em gestão de áreas protegidas, conservação e uso sustentável, monitoramento, manejo florestal e zoneamento ecológico-econômico. Para dar maior transparência à aplicação dos recursos, o BNDES prometeu criar um sítio de acompanhamento na internet.
Maurício Thuswohl
Fonte: Carta Maior
Foto: Greenpeace
Sou muito crítico na atuação de "nosso" governo quanto à preservação da Amazônia.
Nada contra Carlos Minc, mas o que já se destruiu e ainda se destrói é infinitamente maior do que as ações até hoje tomadas para atuar no sentido contrário.
Carlos Perez

COMISSÃO APROVA DESONERAÇÃO DE BIODIESEL PARA CONSUMO PRÓPRIO

Deputado Ernandes Amorim (PTB-RO)
Relator da Comissão de Minas e Energia
A Comissão de Minas e Energia aprovou na quarta-feira (1º) a dispensa de registro especial na Receita Federal do biodiesel produzido em propriedades ou em cooperativas rurais para uso próprio e a não-incidência de PIS/Pasep e Cofins sobre o combustível.(...)
O relator na Comissão de Minas e Energia, deputado Ernandes Amorim (PTB-RO), destaca que o projeto permite aos produtores e aos cooperados rurais fabricar seu próprio combustível com custos mais acessíveis. Para ele, essa economia reduzirá os preços dos produtos agrícolas e beneficiará todos os consumidores brasileiros. Além do mais, segundo ele, haverá incentivo para consumo de combustível menos poluente.
Tramitação. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara
Foto: Bernardo Hélio

NA AUSTRÁLIA, COCA-COLA É OBRIGADA A RETIFICAR ANÚNCIO


Autoridades australianas obrigaram a Coca-Cola a publicar um comunicado nos jornais do país corrigindo o conteúdo de uma campanha publicitária que exibia uma atriz famosa apresentando como mitos as alegações de que o refrigerante engorda, estraga os dentes e tem alto teor de cafeína.
A Comissão de Competição e Consumo da Austrália (ACCC, na sigla em inglês), que defende os direitos dos consumidores, qualificou como "totalmente inaceitável" a propaganda veiculada em outubro e protagonizada pela atriz australiana Kerry Armstrong.
A campanha se referia aos supostos mitos envolvendo o consumo de Coca-Cola e afirmava: "Mito. Faz você engordar. Mito. Estraga seus dentes. Mito. Está cheia de cafeína".
Uma semana depois, a empresa veiculou nova propaganda com os seguintes termos: "Achamos que já era hora de expor os fatos para ajudar a entender o que está por trás da Coca-Cola". Ainda nessa peça Armstrong aparecia dizendo: "Agora que eu já sei o que é mito e o que não é, é bom saber que a nossa família pode continuar aproveitando uma de nossas bebidas favoritas. Meus filhos agora me chamam "Mãe, a Destruidora de Mitos'".
A ACCC forçou a empresa a publicar comunicados de correção em sete jornais do país. A companhia detém 56% de participação no mercado de refrigerantes na Austrália.
O órgão considerou que a propaganda pode induzir o consumidor ao entendimento de que "os pais podem incluir a Coca-Cola na dieta familiar sem qualquer consideração sobre o potencial ganho de peso e queda nos dentes" ocasionado pelo consumo do refrigerante.
No comunicado, a empresa informa que a Coca-Cola contém açúcar e nutrientes ácidos, que podem contribuir com o risco de queda dos dentes. A empresa corrige sua afirmação de que 250 ml da Coca-Cola Diet leva metade da quantidade de cafeína contida nessa mesma medida de chá. A Coca Diet contém dois terços da quantidade de cafeína do chá.
A Coca-Cola afirmou que sua intenção era prover informações para contribuir com o "equilíbrio do debate sobre se a Coca-Cola pode fazer parte da vida dos consumidores".
"Nossa mensagem certamente não teve a intenção de provocar ilusão. Estamos discutindo com a ACCC para tratar dessas questões", afirmou Gareth Edgecombe, diretor da Coca-Cola para o Pacífico Sul.
Ele acrescentou ainda que a Coca-Cola simplificou tópicos complexos e mais informações deveriam ter sido fornecidas.
Além de publicar a correção, a empresa concordou em enquadrar suas práticas de acordo com as normas australianas.
Fonte: Folha de São Paulo
Foto: internet
Matéria recomendada por Renato Carvalho

CÂMARA CELEBRA PARCERIA COM INFRAERO

Foto: internet
Legislativo será parceiro na busca da ampliação da oferta de vôos e na divulgação do trabalho realizado no aeroporto.

O superintendente da Infraero em Uberaba, João Itacir, acompanhado do gerente de operações Lélio Balbo, visitou a Câmara Municipal de Uberaba e se reuniu com o vereador Afrânio Lara Resende (PP), vice-presidente da CMU e com o secretário de Comunicação Social do Legislativo, jornalista Denis Silva. Na pauta do encontro questões importantes foram levantadas e contaram de imediato com o apoio da Câmara. Na questão do aumento da oferta de vôos, o superintendente revelou que está fazendo gestões no sentido de ampliar a malha viária da cidade, inclusive divulgando as potencialidades de Uberaba para grandes companhias aéreas. O vereador Afrânio colocou a Câmara à disposição e afirmou que essa ação conta com o total apoio do Legislativo e com certeza de todos os vereadores. “É importante a Câmara estar integrada a esse esforço louvável do superintendente dando todo o respaldo político necessário para que a cidade seja dotada de mais linhas aéreas”, comentou o vereador.

Horário de vôos - Também ficou acordado que a TV Câmara passará a divulgar os horários de todos os vôos oferecidos no aeroporto Mário Franco como forma de incentivo à demanda. “A TV Câmara é uma importante ferramenta de cidadania e essa proposta vem justamente ao encontro daquilo que queremos e do que é determinação da Mesa Diretora, trazer a sociedade para participar ativamente das questões cruciais para Uberaba”, comentou Denis Silva. A TV Câmara também fará uma reportagem especial mostrando a operacionalização do aeroporto de Uberaba, as melhorias inauguradas em julho do ano passado e sua importância. Para ser ter uma idéia, a torre de controle de Uberaba é responsável por uma grande área de tráfego que abrange inclusive o município de Uberlândia. “É fundamental que a população conheça o que é realizado hoje no aeroporto Mário Franco, sendo assim eu tenho a convicção que com o auxílio da TV Câmara o uberabense terá ainda mais orgulho do trabalho feito em nossa cidade”, finalizou Afrânio.
Fonte: Secretaria de Comunicação da CMU

quinta-feira, 2 de abril de 2009

TRANSPOSIÇÃO DO RIO CLARO... POLUIÇÃO DO RIO GRANDE. Entrevista do Presidente do CODAU

Foto do Rio Claro via satélite, anexado a documento ao MP.
Irregularidades como: empreendimentos agrícolas em áreas de covoais;
Invasão da faixa de perímetro urbano de 500 metros em cada faixa da rodovia.
No dia 1º de abril enviei esta mensagem ao colunista Wellington Ramos por ocasião da entrevista do Presidente do CODAU José Luiz Alves, na TV Universitária. Comentem. Participem.
Prezado Wellington, gostaria de fazer um comentário sobre a entrevista do Presidente do CODAU, José Luiz Alves,em seu Programa na TV Universitária, do qual participei ao vivo por telefone.
Um dos temas abordados foi sobre os recursos hídricos para abastecimento de nossa cidade.
- O Presidente defendeu a transposição do Rio Claro, o qual questionei e alertei para a necessidade de se fazer uma revitalização primeiro, mediante a ocupação desordenada de produção agrícola em área de covoais. O Promotor de Defesa do Meio Ambiente informou-me que medidas já estão sendo tomadas para a desocupação dessas áreas de covoais, com o recuo dos empreendimentos agrícolas até uma área segura à preservação dos mesmos, e consequentemente à vida do próprio Rio Claro.
- Outro ponto que me preocupou foi sobre a fala do Presidente quanto à inviabilidade econômica na captação de água do Rio Grande. José Luiz afirmou que a carga poluente que o Rio Grande sofre ao longo de sua história é bem maior que a do Rio Claro. Uma grande verdade.
No entanto, me pergunto o que a Secretaria de Meio Ambiente tem feito para impedir que essa "carga poluente" seja evitada, e que medidas foram ou serão tomadas.
Em nosso documento ao Ministério Público de 2007, constam fotos de satélite do Rio Grande com ausência total de mata ciliar no lado de Minas Gerais, principalmente no Distrito Industrial de nosso município, onde empresas como a Fosfértil estão instaladas. Bom, amigo, vamos tentando fazer nossa parte em Defesa da Vida e de um Meio Ambiente Sustentável, não só ao Homem mas a todas as criaturas de Deus. Abraços.


Carlos Perez
Ambientalista, Produtor Cultural e Publicitário

DIA DE MOBILIZAÇÃO E LUTA EM DEFESA DO EMPREGO REUNE 20 MIL EM SÃO PAULO

Fotos: Carla Santos e Vanessa Stropp.
"Indignação, barulho e criatividade foram as marcas do protesto que reuniu 20 mil pessoas pelas ruas de São Paulo nesta segunda-feira (30) — Dia de Mobilização e Luta em Defesa do Emprego e dos Direitos Sociais. Centenas de sindicatos, entidades estudantis, populares e do campo realizaram uma verdadeira festa da unidade dos movimentos sociais brasileiros contra a crise. Com irreverência, dezenas de manifestantes deixaram claro que os trabalhadores não vão pagar pela crise do capitalismo".

quarta-feira, 1 de abril de 2009

JUSTIÇA PROÍBE QUEIMADAS EM ARARAQUARA

Decisão, que só vale para região de Araraquara, obriga usinas a pagar mais pelo corte da cana crua ou usar colheitadeiras.

Usineiros, com apoio da Unica, tentam derrubar decisão de juiz federal, que citou Estado e Cetesb como os réus da ação.
Roberto Madureira (da Folha Ribeirão)

A decisão em primeira instância da Justiça Federal de proibir a queima da palha da cana em 19 cidades da microrregião de Araraquara pode atrasar o início da safra em seis usinas de açúcar e álcool.
Isso porque, sem queimadas, os usineiros só têm duas opções: ou ampliam a colheita mecanizada ou gastam mais com os salários dos bóia-frias, já que a tonelada de cana crua é mais cara que a cana queimada.
"Um trabalhador que corta 12 toneladas de cana queimada, corta 5 [toneladas] da cana crua", explicou o sindicalista Miguel dos Santos Filho.
Os empresários, que tentam por meio da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) e individualmente derrubar a medida, confirmam mudança de cronograma da safra, mas evitam comentar a decisão ou falar sobre os prejuízos.
Segundo João Pinto, assessor das usinas Maringá, Zanin e Santa Cruz, há, de fato, alterações no cronograma das usinas. Ele, no entanto, não considera a decisão o único motivo. "Há também a questão do clima. O fato é que a decisão do juiz tem de ser respeitada."(...)

Fonte: Folha de São Paulo

"SÓ COM FICHA LIMPA" por Dom Aluísio R. Oppermann

Foto: Divulgação - Movimento Contra a Corrupção Eleitoral - MCCE
A nossa constituição federal, num lampejo de sensibilidade para com o povo, permitiu que, mediante certas regras mínimas, pudesse haver projetos de lei de iniciativa popular (e não só a partir dos Deputados e Senadores). Usando desse recurso constitucional o Congresso Nacional aprovou a Lei N. 9840, pela qual podem ser alijados da vida pública, políticos envolvidos em atos que caracterizam abuso de poder econômico, nas eleições.E de fato, centenas de políticos, por terem infringido essa lei, foram apeados do poder. Essa lei o povo ajudou a criar. “Entre vós, os que querem ocupar o primeiro lugar, seja para servir” (Mc 10, 43).As eleições no Brasil estão se depurando dos vícios históricos, para se tornarem cada vez mais livres e limpas. Vamos dar um passo a mais. Em continuação a essa lei citada, queremos que os candidatos a um cargo eletivo, que já estejam condenados em primeira instância, sejam impedidos de se candidatar. (...)


Fonte: Santuário da Medalha Milagrosa

PREFEITURA DESMATA SEM AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO - Capa Jornal de Uberaba

O problema de desmatamento florestal ainda preocupa os proprietários da zona rural de Uberaba. A fazenda Santa Tereza, que se localiza nas redondezas da comunidade da Palestina, foi invadida por 15 funcionários da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), domingo, dia 29, munidos de motosserras e um trator.
O fato ocorreu sem autorização dos órgãos competentes. Além de efetuarem a invasão, cortaram a cerca da fazenda e nove eucaliptos. Os agressores alegaram intervenções à passagem de uma rede elétrica para abastecer o centro de processamento de alimentos construído pela Prefeitura de Uberaba.O proprietário da fazenda, José Luís Gonçalves Vieira, conta que a Cemig havia se posicionado sobre a questão. "Eles disseram que primeiro seria feita a análise da situação; em seguida, seria passada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para só então encaminhar o pedido de permissão aos donos da área". Mas o procedimento não aconteceu conforme posicionamento da Cemig. José Luís ressalta que os funcionários da PMU simplesmente adentraram o local e executaram a operação. "Os operários cortaram apenas nove eucaliptos porque eu cheguei a tempo e os denunciei à Polícia Florestal." Ele acrescenta que os servidores possuíam um documento assinado pelo secretário municipal de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, o "Zé da Égua", permitindo a invasão e o corte.(...)
Fonte: Jornal de Uberaba / Reportagem de Renata Vendramini

TRATAMENTO ESPÍRITA PARA ANIMAIS DOENTES

Foto: Divulgação
Recebemos de nossa irmã, amiga e ambientalista Simone Breda essa importante e nobre matéria:
Donos de animais com fraturas, câncer ou que sofrem de ansiedade têm encontrado no centro espírita Vicente Cerverizo, na Vila Medeiros, na Zona Norte de São Paulo, uma ajuda para atravessar o momento difícil. O lugar é o único do Brasil que se tem notícia que oferece tratamento espiritual a animais de estimação.
A afirmação é do veterinário Marcel Benedeti, presidente da Associação Espírita Amigos dos Animais (Asseama). Segundo ele, quaisquer animais são passíveis de tratamento espírita “uma vez que todos são seres que merecem atenção. Não importa se são cães, gatos, aves, suínos, bovinos ou eqüinos”, afirma Benedeti, que, apesar de ser veterinário, não mistura o trabalho do médico com o do espírita. (...)
Benedeti conta que todos no grupo espírita são vegetarianos. Os donos dos animais são chamados de tutores. “Não chamamos de donos, pois acreditamos que os animais não são objetos para terem donos”, justifica.

OFÍCIO DENUNCIANDO A MORTE DE PÁSSAROS NA BIBLIOTECA É ENTREGUE AO PRESIDENTE DA CÂMARA

Foi protocolado nesta terça, 31 de março, na Câmara Municipal de Uberaba, ofício ao Presidente Lourival dos Santos solicitando "providências, junto à Secretaria Municipal de Educação, de adequação às instalações da Biblioteca Municipal, visando a solução de um grave impacto ambiental, ocasionado pela colisão de pássaros nos vidros da instituição mencionada, acarretando o ferimento e morte de dezenas de animais".
O próprio Presidente assinou o aceite do documento, se mostrando preocupado e sensível com a causa, encaminhando o Ofício para leitura em plenária da Câmara.
O documento foi assinado pelo autor da denúncia, ambientalista Celso Provenzano e por mim, que redigi o Ofício.
Esperamos que tal situação seja solucionada com urgência.

PRODUÇÃO DE CDS E DVDS TERÁ ISENÇÃO DE IMPOSTOS

A Comissão Especial de Fonogramas e VideoFonogramas Musicais se reúne nesta quarta-feira (1º) para discutir e votar o parecer do relator, deputado José Otávio Germano (PP-RS), à Proposta de Emenda à Constituição 98/07.
A PEC, de autoria do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), isenta de impostos a produção de CDs e DVDs nacionais. A intenção é reduzir os preços desses produtos, valorizar a cultura nacional e combater a pirataria.
Fonte: Agência Câmara

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.