sábado, 31 de janeiro de 2009

Livro "CRÔNICAS IMPERTINENTES" de Renato Muniz Barretto de Carvalho

"Ao ler Crônicas Impertinentes, somos levados a um passeio, ora na cidade, ora no campo, rico em detalhes e histórias originais. O amor pela natureza caminha lado a lado com a admiração pelas cidades, pelo meio urbano, pelos seres humanos. Nesse momento da nossa história, quando parece que perdemos nossos referencias, nessa corrida louca e insana que caracteriza a vida moderna, este livro chega em boa hora. Cumpre seu papel histórico de dar um grito de alerta, fazendo uso de armas poderosíssimas: conhecimento e simplicidade".
Antonio Nascimento Silva Teixeira (Agrônomo e professor universitário).

O Professor Renato Muniz Barretto de Carvalho é graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP. É pós-graduado em Educação e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.
É professor, há mais de trinta anos, das áreas de Humanidades, Geografia, Política, Metodologia Científica, Educação Ambiental e Ciências do Ambiente no ensino médio e superior. Suas crônicas e artigos são publicados em inúmeros jornais e revistas do país. Ed. Scortecci. Vendas on-line www.estantevirtual.com.br ou nas livrarias da cidade


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Borjão “rasga o verbo” contra mudança das sessões da Câmara

O vereador Marcelo Machado Borges – BORJÃO (PMDB) se posicionou contra a mudança de horário das reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Uberaba.(...)
Segundo Borjão essa mudança de horário pretendida por alguns vereadores representa um retrocesso aos tempos em que as sessões do Legislativo de Uberaba aconteciam no período noturno, chegando a varar as madrugadas, quando a discussão e aprovação de matérias mais complexas. Isso representava e ainda representa gastos administrativos para manter a máquina funcionando, como energia, Xerox, telefones, dentre outros, e com pessoal, inclusive no pagamento de horas extras.(...)
Outro argumento do parlamentar refere-se a dificuldade que os servidores da Casa encontrarão em conciliar esse horário com suas atividades acadêmicas, já que boa parte deles estuda no período noturno ou ministras aulas em universidades, faculdades e escolas diversas.(...)
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessora Parlamentar
Vereador Marcelo Machado Borges – BORJÃO

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"PROBRIG" EM DEFESA DE NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO: O CERRADO

Pesquisadores do PROBRIG
De José Limonti Junior do PROBRIG recebi mais boas notícias para o nosso Cerrado.
"Estamos com duas ações também na área do cerrado, uma é a de coleta de sementes para estudo sobre germinação de pequis e o outro de coleta do óleo de copaíba para fins medicinais. Nos dois casos fazemos a identificação das matrizes com plaquetamento e comunicação aos proprietários o que na realidade configura um tombamento e uma proteção para estas árvores".
Essa é mais uma prova de que com boa vontade e união nosso cerrado pode ser preservado e divulgado, valorizando seu aspecto ambiental, cultural, saúde, renda, enfim, seu universo tão rico e único em nosso planeta.

domingo, 25 de janeiro de 2009

PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO DE IBIRACI / MG

A PROBRIG (Protetores da Bacia do Rio Grande) realizou um encontro sobre plantas medicinais do cerrado, com o objetivo de resgatar um saber popular, perdido em nossa comunidade. Hoje, em Ibiraci, apesar da riqueza de nossa flora, não temos mais a figura do “raizeiro” no dia a dia das nossas famílias e o conhecimento que ainda existe está se perdendo pela falta de transmissão e divulgação. Decidimos convidar um grande conhecedor das plantas medicinais da região, o Sr. Antônio Figueiredo, de Patrocínio Paulista, que nos apresentou as formas populares de identificação, preparação e indicação das plantas do cerrado e também o Prof. Claudio Sandoval, do Colégio Técnico Agrícola “Prof. Carmelino Correia Junior”, de Franca, que nos trouxe a visão científica e acadêmica deste conhecimento.(...)
Mais informações no link:

VALE FECHA MINA E DEMITE TRABALHADORES


"É inadmissível que a Vale feche a Mina de Fábrica e semeie pânico entre os trabalhadores. A empresa tem US$ 15 bilhões de dólares em caixa e tem a obrigação social de manter todos os seus funcionários durante a crise econômica. Seu valor multiplicou 40 vezes em 10 anos, e nada disso foi repassado ao trabalhador. Agora que chegou a época das vacas magras, ela quer socializar as perdas." declarou Valério Vieira, Presidente do Sindicato Metabase (Extração de Metais Básicos) de Congonhas, Ouro Preto e região do Inconfidentes.
Saiba mais no blog:

sábado, 24 de janeiro de 2009

PRESIDENTE DA GIROLANDO APLAUDE INICIATIVA DO GOVERNO DE MINAS DE PROMOVER O CONSUMO DE LEITE

Campanha institucional lançada esta semana pelo governo de Minas Gerais foi recebida com aplausos na Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A propaganda, que incentiva o consumo de leite, começou a ser exibida dia 20, e tem previsão de ficar no ar até 14 de fevereiro.
“É uma luz em meio às adversidades que estão sendo enfrentadas pelo produtor”, avalia o presidente da Girolando, José Donato Dias Filho.(...)
Para José Donato, o governo mineiro dá demonstrações claras de que, não apenas está preocupado com os reflexos da crise na pecuária de leite, mas que tem sensibilidade e vontade política para agir no combate à crise. “Estamos falando de um setor vital, tanto em termos de alimento, quanto de economia” – ressalta o presidente da Girolando.


(Giselda Campos/Asses. de Com. da Assoc. Bras. dos Criadores de Girolando)

AMBIENTALISTAS ENTREGAM PROJETO DE AQUECEDOR SOLAR ALTERNATIVO A M.MONTES

Dep. M.Montes, Celso Provenzano e Carlos Perez
Estive novamente no Gabinete de MM para entregar, com o amigo Celso Provenzano, projeto defendido e implantado por ele em nossa cidade e região. A seguir trecho de release da Assessoria do Deputado:

"A iniciativa que consiste na criação e implantação de aquecedores solares alternativos em casas de famílias de baixa renda utilizando, sobretudo, material reciclável, como caixinhas de leite e garrafas PET, ganhou a simpatia instantânea de Montes.

Implantação. O invento surgiu em Santa Catarina, através de Alcyno Alano, foi transformado no projeto "Desperdício Zero" e acabou encampado por aquele Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ele consiste na fabricação de aquecedores de água para banheiro com durabilidade média de cinco anos. Hoje já está em várias partes do Brasil.
Provenzano está levando a idéia para várias cidades de Minas. Em Uberaba, já instalou o equipamento em oito residências em bairros periféricos da cidade (pilotos). A idéia é alcançar o maior número possível de famílias, a custo zero, através de parcerias". (Gê Alves)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

AJUDE OS ANIMAIS DA SUPRA


PROFESSORES DE ARTE PEDEM ESPAÇO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Na semana passada, quinta e sexta feira, foi realizada, no colegio Boa Vista, a inscrição para professores para a rede publica municipal. Nesta inscrição haviam apenas DUAS vagas para professor de canto coral! Não havia nenhuma vaga para professores de ARTE. Cheguei questionar Graça Machado (está na secretaria de educação) se as aulas de ARTE ainda vão continuar com os professores de lingua portuguesa... Ficou de verificar...

Enviei naquela semana mesmo um comentário ao Jornal da Manha sobre as AULAS DE ARTES. - eles haviam publicado um artigo sobre a seleção de professores para a rede publica -
Após isto Martha Prata-Linhares também enviou um pequeno comentário e eles publicaram os dois comentários no ESPAÇO DO LEITOR.
Catia e Clesia também o fizeram a as duas publicações ocorreram dias seguidos!

Seria muito bom se mais pessoas continuassem esta "corrente" de comentários!!!!

O endereço é simples:No lado direito superior da pagina http://www.jmonline.com.br/ tem um link - espaço do leitor. Para ler o que já foi escrito.E bem lá em cima - canto direito superior , bastante escondidinho tem outro link - fale conosco. É neste que abre espaço para escrever à redação do jornal. Vamos lá pessoal!!! Abraços ainda esperançosos.

Elisa Carvalho
Participe. Deixe seu comentário em nosso blog também. Cacá.

RELATÓRIO SOBRE A CANA DENUNCIA IMPACTOS SOBRE POVOS ÍNDIGENAS, TRABALHO ESCRAVO, DEVASTAÇÃO, RECORDE EM MULTAS...

Pesquisadores percorreram oito Estados brasileiros para registrar os impactos do monocultivo canavieiro. Relatório "O Brasil dos Agrocombustíveis – Cana 2008" denuncia conflitos trabalhistas, ambientais, sociais e fundiários.
Na safra em que o otimismo generalizado no setor sucroalcooleiro foi substituído pelo receio quanto ao futuro, quem "pagou o pato" foram os empregados rurais, cujas condições de trabalho e de remuneração, já distantes do ideal, precarizaram-se ainda mais.(...)
Em 2008, o setor sucroalcooleiro também continuou liderando o ranking do número de libertados do trabalho escravo no Brasil: foram 2.553 (49%) libertados entre o total de 5.244 trabalhadores, ante 1.026 (20%) libertados na pecuária e 720 (14%) em outras lavouras, conforme dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT).(...)
Entre 2007 e 2008, a área de cana destinada ao setor sucroalcooleiro avançou, trazendo ameaças para áreas de Cerrado, de Mata Atlântica, da Amazônia e até da Caatinga.(...)
Em 2008, o setor sucroalcooleiro foi o campeão de multas mais elevadas – acima de R$ 15 mil – em São Paulo, motivadas por emissão de poluentes em desacordo com a legislação.(...)
O caso da Fazenda e Usina Pagrisa deixou um legado simbólico. Em junho de 2007, mais de mil pessoas foram encontradas em condições análogas à escravidão na propriedade em Ulianópolis (PA), na maior libertação de trabalhadores já realizada pelo grupo móvel de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).(...)
A íntegra do relatório está disponível no link
http://www.reporterbrasil.org.br/documentos/o_brasil_dos_agrocombustiveis_v3.pdf

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Trabalhadores rurais aprendem a operar tratores agrícolas

A Fazu abre suas portas para sediar os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. Esta semana, 15 trabalhadores rurais vão aprender a lidar com máquinas agrícolas no curso de “Trabalhador na Operação e na Manutenção de Tratores Agrícolas/Operação com Implementos”.
Segundo a diretora acadêmica da Fazu, Dionir Dias de Oliveira Andrade, “este é o primeiro curso de 2009 em parceria com Senar e Sindicato, mas vários treinamentos ainda serão realizados no decorrer do ano para apoiar o produtor rural da região”.(...)
Isabela Avelar-Assessoria de Comunicação
http://www.fazu.br/

JORNAIS DIVULGAM NOSSO ENCONTRO COM O DEP. FED. MARCOS MONTES

Dep. Fed. M. Montes, Carlos Perez e Mirna Miranda


Jornal de Uberaba - Daniela Brito (22/01/09) - Foto: Enerson Cleiton
MM discute novo Código Florestal com ambientalistas de Uberaba
A questão ambiental brasileira alvo de discussões e muita polêmica norteou encontro do deputado vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal, Marcos Montes (DEM/MG), com os ambientalistas. A reunião aconteceu no final da tarde de ontem no escritório regional do parlamentar. O centro da conversa foi a proposta de cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APPs) no percentual de Reserva Legal e a compensação da Reserva Legal. (...) Cacá e Mirna entregaram ao deputado um documento com propostas na área ambiental. Cacá anunciou também a formatação de um evento, o 1º Encontro Voz do Cerrado, a ser realizado ainda este semestre abordando o meio ambiente, a cultura, o turismo, a cidadania e a ética. Convite para participar e debater com a comunidade foi antecipado ao deputado e aceito de pronto.
Leia a íntegra no link: http://www.jornaldeuberaba.com.br/MENU=CadernoA&SUBMENU=Politica&CODIGO=27932



Jornal da Manhã - Gisele Barcelos (22-01-09)
Ambientalistas discutem APP com Montes
Deputado Marcos Montes esteve reunido ontem com ambientalistas para debater projeto que prevê a incorporação da Área de Proteção Permanente (APP) à Reserva Legal. A proposta é parte da reformulação do Código Florestal, já em tramitação na Câmara Federal.
De acordo com o ambientalista Carlos Perez, no encontro foi apresentada e discutida a proposta de criação de um subsídio para os produtores rurais que preservarem as reservas e as APPs. “O deputado disse que chegou a defender essa ideia no Congresso Nacional, porém o Governo Federal não apoiou”, conta. (...)
A reunião também contou com a presença de representante da empresa “Tatu vai a pé”, Mirna Miranda, que levantou sugestões para o Turismo Rural da região e cobrou incentivos para o setor.
Leia a íntegra no link:
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%CDTICA,3665

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ASSINE DOCUMENTO que será entregue ao DEP. FED. MARCOS MONTES

ASSINE, enviando um COMENTÁRIO neste POST com seu nome completo e documento, ou envie e-mail para: vozdocerrado.carlosperez@hotmail.com

A seguir trecho do documento que será entregue nesta quarta (21 de janeiro) ao Deputado Federal:

"Algumas propostas defendidas pelo Sr. Exmo. Deputado e outras das quais discordamos e apresentamos propostas:
1- As áreas destinadas à Reserva Legal poderão ser incluídas dentro de Áreas de Proteção Permanente (APPs), como encostas de montanhas e margens de rios.
Sobre tal proposta somos veementemente contrários.
A EMBRAPA fala sobre o Código Florestal Brasileiro conceituando assim as "Áreas de Preservação Permanente" (APPs): São áreas "... cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas".(...)
Solicitamos, assim, ao Exmo. Deputado Federal que vote contrário a essa proposta.

2- A compensação da Reserva Legal fora da bacia hidrográfica e até mesmo fora do Estado;
Novamente nos posicionamos contrários a essa proposta.
A seguir trecho publicado no blog Voz do Cerrado de Carlos Perez, em agosto de 2007.“Graças a Deus e ao Ministério Público Estadual, a partir de agora está proibido averbar área de reserva legal fora da região explorada. Muitos empreendimentos, entre eles da cana-de-açúcar, vinham averbando áreas de reserva legal em outras regiões do nosso município e diminuindo consideravelmente nossa área de preservação.(...)
Solicitamos, assim, ao Exmo. Deputado Federal que vote contrário a essa proposta.

3- Garantia do direito adquirido a quem produz há muitos anos nas encostas. “Inclui uma anistia para quem desmatou as áreas de preservação permanente(APPs) e plantou nesses locais até 31 de julho de 2007”.(Ministro Reinhold Stephanes).
“APPs são topos de morro, margens de rios e encostas - áreas que não podem ser ocupadas e precisam ser recuperadas”. Como bem disse a Folha de São Paulo. Logo, uma simples anistia, contraria o próprio conceito do que seja uma Área de Preservação Permanente (APP) e portanto, consideramos inconstitucional tal medida.
Um plano para desocupação dessas encostas com “anistia parcial” talvez fosse um dos caminhos. Porém, uma contrapartida ambiental deveria ser garantida, como a preservação e/ou revitalização de matas nativas no percentual ocupado irregularmente dentro de uma APP. Em caso de revitalização ou replantio um percentual de 25% a mais deve ser agregado ao acordo, já que se sabe que 25% da mata nativa original, uma vez devastada, não se recupera mais. (...)

Aproveitamos para solicitar do nobre Deputado ações positivas que possam minimizar o avanço insustentável da cana-de-açúcar em nossa região que averbam reservas legais fora de nosso município, não preservam matas nativas; violentam a natureza, enterram árvores centenárias, ilegalmente; dizimam corredores ecológicos, fauna e flora; causam acidentes nas rodovias, com a morte de animais e risco de morte de motoristas.
Infelizmente, até na zona urbana agora está autorizado o cultivo da cana-de-açúcar, por intermédio de um Projeto de Lei do Sr. Prefeito Anderson Adauto, ainda que uma Ação Civil Pública houvesse sido despachada pelo Promotor do Meio Ambiente Carlos Valera, pedindo o cumprimento da Lei Orgânica e do Plano Diretor do Município de Uberaba, que proibia o cultivo da cana-de-açúcar.
Solicitamos ao Exmo. Deputado que proponha às usinas de nossa região a preservação e manutenção de reservas legais, corredores ecológicos, passarelas ecológicas nas rodovias, preservação e recomposição de matas ciliares, eliminação de queimadas, contrato com carteira assinada aos cortadores de cana, o não tráfego de treminhões em rodovias dentro do perímetro urbano, entre outras ações.

Solicitamos, assim, ao Exmo. Deputado Federal que vote contrário à proposta de simples anistia e considere a sugestão acima, como opção mais sustentável.

sábado, 17 de janeiro de 2009

STEPHANES E MINC TROCAM ACUSAÇÕES SOBRE DESMATAMENTO - Folha de S.Paulo

AFRA BALAZINA da Folha de S.Paulo (05-12-08)
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, defendeu ontem sua proposta para alterar o Código Florestal, disse que nunca foi favorável ao desmatamento ilegal e chamou o Ministério do Meio Ambiente de "incompetente" no combate à destruição da floresta.
A proposta, apresentada na terça-feira, inclui uma anistia para quem desmatou as áreas de preservação permanente (APPs) e plantou nesses locais até 31 de julho de 2007. APPs são topos de morro, margens de rios e encostas --áreas que não podem ser ocupadas e precisam ser recuperadas.
(...)
Após sua proposta receber críticas de ambientalistas, o ministro também respondeu a eles: "Ambientalistas não plantam. Eles comem, poluem".
"Descompensado"
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou que sua pasta não tem competência para prender, mas "multa, embarga e ajuíza ações".
"Me custa crer que uma pessoa com a experiência dele tenha feito um comentário tão injusto. Mas vou relevar. Concedo perdão não aos desmatadores, mas ao ministro temporariamente descompensado."
Minc disse que enviou ontem a Stephanes uma lista de 12 propostas para recomeçar o diálogo no sentido de reformar o Código Florestal, de 1965.
Nove ONGs, entre elas a Amigos da Terra Amazônia Brasileira, o Greenpeace e o Ipam, afirmaram que irão se retirar da negociação. "A proposta (...) é uma verdadeira bomba-relógio para fomentar novas situações como aquelas de Santa Catarina, legalizando e incentivando a ocupação de áreas ambientalmente vulneráveis", dizem em nota.
Leia matéria na íntegra pelo link:

E O CRIME CONTINUA - Coluna de Wellington Ramos do JM

Árvores continuam sendo derrubadas e enterradas para se encobrir o crime. A denúncia é de pescador que percorre diariamente as margens do rio Grande. Segundo ele, consequência do avanço da cana nas propriedades rurais. O desmate indiscriminado na região levou à extinção de avenida centenária de eucaliptos em Peirópolis.

PROPOSTA DE MM É CONTESTADA - Jornal da Manhã (GB)

A proposta de incluir a Área de Proteção Permanente (APP) ao percentual da Reserva Legal nas propriedades rurais não foi bem recebida por ambientalistas da cidade. A mudança foi defendida pelo deputado Marcos Montes (DEM), que elencou a aprovação do projeto como prioridade para este ano.
Para o geógrafo Renato Muniz, a proposta é um retrocesso na questão ambiental, principalmente num momento em que o Brasil e o mundo enfrentam uma série de problemas relacionados à poluição, desmatamento, acúmulo de lixo, entre outros. “A humanidade caminha no sentido de preservar as matas, como o cerrado, a Mata Atlântica e da própria Amazônia, que são os três principais biomas. É uma contracorrente a essa tendência”, avalia. Muniz recomenda que Montes tenha cautela para discutir o tema também com ambientalistas, além dos setores favoráveis à mudança.
Já o ambientalista Carlos Perez pondera que APP e Reserva Legal têm conceitos diferentes, visto que as áreas de preservação não podem ser objeto de exploração de nenhuma natureza, enquanto a reserva tem essa possibilidade a partir de um planejamento de exploração sustentável. “Essa lei que o deputado quer aprovar rasga literalmente uma parte vital do Código Florestal Brasileiro. Nossas reservas florestais estão cada vez menores, sendo desmatadas sem nenhum escrúpulo. Nosso cerrado, mais do que ameaçado, está em extinção acelerada”, lamenta.
Confira matéria de Gisele Barcelos do JM na íntegra:

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PROPOSTA É QUESTIONADA POR AMBIENTALISTA - Jornal de Uberaba (DB)

A proposta do deputado Marcos Montes (DEM) em incorporar o percentual das Áreas de Proteção Permanentes às Reservas Legais é alvo de questionamento por parte do ambientalista Carlos Perez. Para ele, a iniciativa é uma afronta ao Código Florestal Brasileiro. Carloz Peres ressalta que, ao incorporar as APPS ao percentual destinado às reservas legais, priorizando a produtividade do setor agrícola, o meio ambiente será mais prejudicado. “As reservas florestais estão cada vez menores. Desmatadas sem nenhum escrúpulo. O cerrado, mais do que ameaçado, está em extinção acelerada”, desabafa.Ele ainda lembra que o Ministério Público conseguiu impedir a averbação de Reserva Legal fora da área de cultivo e exploração, “o que já foi um grande ganho”. Porém, Carlos Peres reforça que a proposta defendida por Marcos Montes é um retrocesso. “Um crime contra o meio ambiente e a qualidade de vida”, destaca.Neste contexto, o ambientalista ressalta que levou os questionamentos ao gabinete do deputado, em Brasília. Logo em seguida, o assessor, Fábio Amuí, entrou em contato com Carlos Perez para agendar uma reunião com Marcos Montes para discutir a proposta. Ele adianta que irá aguardar a data prevista para o encontro. (...)
Leia a matéria de Daniela Brito do JU na íntegra pelo link abaixo:
http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Politica&CODIGO=27799

HERANÇA MALDITA II (Uberaba 2009)



Herança Maldita...
Terra Madrasta...
Capitanias hereditárias,
Senhores de Engenho,
Coronéis à paisana.
Civis subordinados...

Herança Maldita...
Terra Madrasta...
Democraticamente Tiranos,
Legalmente espoliam.
Sanguessugas da Pátria...

Carlos Perez

HERANÇA MALDITA (Uberaba 2050)


E assim findou o sertão da farinha podre:
Um grande deserto tórrido,
com oásis formados por alguns canaviais,
regados pela transposição do Rio Grande,
que agoniza quase sem água,
lembrando a sina do extinto Chico.

O povo sofre com fome e sede,
Os zebuzeiros, convertidos em Usineiros,
agradecem!

Adriano Espíndola

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ETANOLCÍDIO


Etanolcídio...
Verdadeiros mísseis de Israel
apontados para árvores, nascentes, ninhos, rios,
pássaros, jaguatiricas, aves indefesas...

Fauna e flora dizimados em questão de horas.
Sedes de fazendas, histórias, pomares...
Enterrados em covas fundas na noite,
tendo estrelas e planetas como testemunhas.

Agora apontam para nossas crianças, cidades...
Para os bairros que delimitam o que chamamos de civilização.
Apontam seus "mísseis"
legalizados pelas mesmas mãos que contróem esses Etanolcídios!!!

Carlos Perez

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

DESCRENÇA - Poema de Adriano Espíndola













Queria escrever uns versos
de amor,
falar de alegria, de sorrisos
e de noites estreladas.

Celebrar a vida, as conquistas
e o meu romance,
com Rita,
minha doce amada.

Mas a crueldade sionista
dos nazistas de Israel,
chega a desanimar-me
da espécie humana.

Adriano Espíndola, janeiro de 2009, durante de um dos maiores massacres promovidos por Israel, na Faixa de Gaza.FOTO: Reuters


http://defesadotrabalhador.blogspot.com/

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Caminhada Líquida - Poema de J.M.Madureira


Quando um rio não cabe em suas margens,
transborda, cria novos caminhos...
Invade várzeas, destrói o equilíbrio,
mas volta sempre ao seu leito,
porque nem sempre há cheias.
Você está sendo esse rio
que inundou toda a minha vida.
Um dia sei que correrás de novo
em sua caixa, sem derrubar nenhum arbusto.
Serás apenas pleno – água incontida na imensidão de ser.
Assim criarás cachoeiras,
penínsulas, rebojos e ilhas.
Nada o reterá, pois és líquido e livre para vencer todos os obstáculos.
Finalmente encontrarás o mar,
então serás tão forte e humano,
que olharás para trás e verás todo o caminho percorrido:
da nascente ao mar!
Certamente dirás: Esta é minha vida, confesso que a vivi!

sábado, 10 de janeiro de 2009

"Desemprego cresce com término da safra de cana-de-açúcar"

O trabalho temporário sem carteira assinada é uma das mazelas que o trabalhador agrícola sofre em nossa região. Infelizmente o próprio governo parece fechar os olhos para essa questão. Enquanto em várias cidades os trabalhadores se organizam em sindicatos exigindo a carteira assinada e a estabilidade no emprego, por aqui o tempo parece retroagir.

Em reportagem da jornalista Gisele Barcelos do Jornal da Manhã de 10-01-09 constatamos uma das graves questões que há muitos anos alertávamos quanto aos impactos não só ambientais mas sociais da cana que nosso município sofreria e agora sofre. Leia a matéria no link abaixo.

http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,3110

MANTRA - Poema de J.M.Madureira

O dia se prolonga até meus lábios,
tanta esperança presa em meus punhos.
Minhas mãos são como a caixa de Pandora:
não as abro jamais!
Meto-as por dentro de minha pele,
atravesso os ossos finos de minhas costelas,
e abro-as carinhosamente dentro de meu coração.
Agora minha esperança está presa com você,
esperando a hora certa para ganhar a liberdade!

Herdeiros de Hitler - Poema de Adriano Espíndola

Feito fogos de artifícios,
nos céus da Palestina,
cruzam bombas e morteiros
genocídas de Israel.

Centenas de novos mortos,
gente do povo, crianças.
Vidas perdidas.

Armas de destruição em massa.
sonhos desfragmentados,
despedaçados.

Faz, em Gaza, ó sionismo,o mesmo que fizeram aos judeus,
no Gueto de Varsóvia,
nos campos de Auschwitz..

Adriano Espíndola, Janeiro 2009

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.